Personagem maluco, boa publicidade, baixo orçamento e sucesso de bilheteria.

  • Diogo Albuquerque Padilha Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Deadpool, História em quadrinhos, Cinema, Publicidade, trailers.

Resumo

Hollywood detém as maiores produções cinematográfica do mundo no que tange a valores orçamentários e lucratividade. Todo mês algum filme produzido em Hollywood estreia nas salas de cinema ao redor do mundo. Em meio a tanta oferta e demanda do público por consumir histórias novas, os trailers são aliados importantíssimos na divulgação de suas produções para convencer o público na hora de assistir um longa-metragem. Com as adaptações cinematográficas de personagens de história em quadrinhos em voga, personagens não tão conhecidos pelo público regular como Deadpool precisam convencer mais na hora de comprar o ingresso a todo custo para não sair no prejuízo. O filme Deadpool (2016), adaptação da personagem de mesmo nome, obteve um baixo orçamento para sua produção cinematográfica nos padrões de Hollywood, por não ser um personagem tão conhecido mundialmente como o Superman que tem um histórico longo de produções áudio visuais e rentáveis ou de uma franquia cinematográfica de sucesso. Deadpool conseguiu encher salas de cinema por onde passou. Quebrou recordes de bilheteria e estabeleceu um novo patamar nas produções baseados em histórias em quadrinhos. Para tal feito, a divulgação foi muito efetiva e seus trailers contribuíram muito na decisão do público. Foram utilizados 3 trailers oficiais, mais spots televisivos com copilado de cenas dos mesmos trailers. Neste artigo será analisada a influência dos trailers ditos oficiais de divulgação do filme Deadpool (2016) na hora da compra do ingresso e será verificado como um filme de baixo orçamento com faixa etária para maiores se tornou um sucesso comercial quebrando recordes ao redor do globo. De maneira qualitativa, serão analisadas as peças de divulgação da campanha de divulgação e, em paralelo, analisar de maneira descritiva e levantar qual foi o aumento de interesse sobre o tema utilizando ferramenta de mensuração de busca como o google trends. Esta análise justifica-se devido ao grande sucesso de bilheteria de um longa de baixo orçamento que quebrou recordes de bilheteria e entender a importância da publicidade para este sucesso comercial.
Publicado
2016-11-08
Seção
Publicidade e Propaganda