A ABORDAGEM DO ESPORTE NA PERSPECTIVA TELEVISIVA: UMA ANÁLISE SOCIOLOGICA.

  • Michel Cecon UniBrasil
  • Leandro Rosa UniBrasil
  • Camile Silva UniBrasil
Palavras-chave: Esporte, mídia, Globo Esporte, Sportcenter

Resumo

Resumo

 

O esporte faz parte da cultura humana e vem se destacando cada vez mais na mídia, sendo uma fonte de notícias e entretenimento. Esse estudo se justifica pela importância estudar a mídia esportiva, pois ela influencia diretamente a maneira como entendemos o esporte, deixando de ser praticado para ser assistido, ocupando cada vez mais nosso tempo de lazer. Perdemos a autonomia, não assistimos o que queremos e sim o que as câmeras nos mostram, uma realidade já pronta.  O presente artigo tem como objetivo analisar como a mídia televisiva apresenta o esporte, através de dois programas esportivos, Globo Esporte e Sportcenter. Identificar as modalidades apresentadas e discutir sobre as abordagens utilizadas. A pesquisa é de caráter descritiva e a abordagem é Qualitativa, onde foram analisadas cinco edições do globo esporte da rede globo de televisão, e sportcenter do canal ESPN Brasil. Sendo utilizado um relatório de observação como instrumento de analise, contendo os seguintes critérios: tempo total de programa, tempo para assuntos abordados, tipo de linguagem, atletas, propagandas, pessoas/entrevista, adrenalina, nostalgia e ao vivo. Todos os dados destes teles jornais foram coletados na integra.  Os resultados encontrados foram que em ambos os programas o assunto mais abordado foi o futebol, e como nos demais esportes a ênfase foram nas vitorias, sem um aprofundamento nos aspectos técnicos e táticos. Contendo uma linguagem informal, proporcionando assim uma aproximação ao telespectador.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física