REEXAMINANDO A LUDICIDADE: O RESGATE DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Aymee de Souza Cruz SAVULSKI
  • Luciano de Lacerda GURSKI
Palavras-chave: educação física escolar, brincadeiras tradicionais, brincadeiras na escola

Resumo

As brincadeiras tradicionais são atividades geralmente de caráter lúdico, com um papel importante para o aprendizado humano. Tendo em vista a relevância de brincadeira na formação das crianças, este estudo se propõe a avaliar de que maneiras as brincadeiras estão presentes nas aulas de Educação Física nos anos iniciais de uma escola municipal situada em Curitiba – PR. Para isto têm-se como questão problemática: como as brincadeiras tradicionais vêm sendo tematizadas pelos docentes para crianças de 1º ao 5º ano de uma escola municipal de Curitiba? Como objetivos do estudo elencamos: descobrir qual a cultura/ensino do “brincar” nas aulas de educação física, e dar significado a inserção das brincadeiras tradicionais como proposta de conteúdo, bem como suas bem feitorias à progressão da criança em fase escolar. A tematização dos Jogos e Brincadeiras pode transmitir o estímulo necessário para o desenvolvimento do imaginário, a autonomia e as interações sociais para cada faixa etária, refinando o desenvolvimento infantil dentro dos parâmetros indicados por autores relacionados. Os dados foram levantados em uma escola municipal de Curitiba, onde crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I têm duas aulas de educação física semanais, utilizando o método de Pesquisa por Observação participativa, no qual o observador formulou relatórios determinando as características da aula a serem levadas em consideração. A análise dos dados está em andamento, contudo percebe-se a presença das brincadeiras em diferentes momentos das aulas e sob diferentes objetivos.
Publicado
2016-04-15

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