Ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças com autismo nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Ana Paula Desplanches MASSANEIRO Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Briana Mendes GUIMARÃES Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Renata Lima LUDOVICO Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: lúdico, autismo, aprendizagem.

Resumo

Neste resumo, será brevemente citada a importância do processo do lúdico para o ensino-aprendizagem de uma criança com autismo e quais são suas vantagens para este individuo, mostrando também a história do lúdico e do TEA para auxiliar na compreensão do assunto como um todo. A escolha do tema que envolva a ludicidade tem como seu principal problema de pesquisa as dificuldades que a criança autista encontra na sua aprendizagem, mas que por algumas vezes estas podem ser sanadas com metodologias diferenciadas, como o método lúdico que traz para dentro de sala as brincadeiras e jogos facilitando a aprendizagem e diminuído as dificuldades de uma maneira divertida para os pequenos. Mas para que isso ocorra é necessário que seja compreendida a história tanto do autismo quanto do lúdico, para que então possamos trazer para dentro de sala de aula tais métodos. Para que possamos entender de maneira sucinta a pesquisa devemos entender o que é o lúdico? O lúdico é uma forma de desenvolver algumas habilidades e auxiliar no conhecimento através de jogos e brincadeiras. Muitos anos atrás já existia em diversos lugares, como os gregos que utilizavam as brincadeiras de luta para fazer com que as crianças aprendessem com mais facilidade tais conhecimentos. Muito importante também, é citar como o lúdico chegou ao Brasil, os portugueses, os índios e os escravos foram os principais responsáveis por trazer os jogos e brincadeiras para nosso país como as lendas, o pião e as cantigas e muitas outras. E para ser compreendido melhor o porquê o lúdico é tão importante para uma criança com autismo, devemos entender como é o comportamento destas crianças e suas principais características. A criança autista tem diversas características, mas algumas delas são consideradas como mais relevantes para se obter tal diagnóstico. Nos seus primeiros anos pode ser identificado tal transtorno, pois estas crianças têm dificuldade em ter contato visual direto com as outras pessoas e apresentam o não interesse por objetos e por brincadeiras. Durante toda a vida o autista, vai ter dificuldades em se relacionar, em se adequar a mudanças de rotina e em demonstrar o que sentem ou o que querem, sua principal característica na maioria das vezes é: ficar em seu mundo. Deste modo, por ter dificuldade em se socializar, os autistas têm um melhor uma dificuldade ainda maior no seu aprendizado mas quando é utilizado métodos lúdicos tudo isso muda de uma maneira significativa pois utilizando tais métodos, as crianças com tal síndrome aprendem com maior facilidade pois quando é utilizado jogos e brincadeiras utilizando objetos ou coisas do interesse destas crianças, elas demonstram uma melhor compreensão do conteúdo que se está sendo trabalhado no momento e essas brincadeiras também facilitam a socialização destas crianças com o resto da turma.

Biografia do Autor

Ana Paula Desplanches MASSANEIRO, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Pedagogia/ Unibrasil
Briana Mendes GUIMARÃES, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Pedagogia/ Unibrasil
Renata Lima LUDOVICO, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Pedagogia/ Unibrasil
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia