OS EFEITOS DA APRENDIZAGEM EM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE FUNCIONAL FMS

  • wetsu ceidi freitas UniBrasil centro universitário
  • Danylo Henrique Leite da Silva UniBrasil Centro universitário/CEPAFEE
  • Kamila Fernanda Kalinowski UniBrasil Centro universitário/CEPAFEE
  • Juliana Landolfi Maia UniBrasil Centro universitário/CEPAFEE Docente - UniBrasil
  • Sergio Luiz Ferreira Andrade Docente - UniBrasil
  • Ricardo Martins de Souza Docente - UniBrasil
Palavras-chave: Aprendizagem motora, Capacidade Funcional, FMS

Resumo

A avaliação do nível da capacidade funcional é importante em qualquer população, pois auxilia na identificação de possíveis alterações nas diversas valências e habilidades físicas, auxiliando assim na elaboração de estratégias que permitam a manutenção, o aprimoramento ou recuperação de tais habilidades. O Functional Movement Screen (FMS) é um sistema que avalia tais capacidades, sendo composto por sete testes com pontuação de 0 a 3 pontos de acordo com o desempenho do indivíduo na execução do movimento. O FMS analisa a qualidade do padrão do movimento, onde se observam movimentos básicos de manipulação, de estabilização, de flexibilidade, assim como a coordenação de mais de um segmento corporal. Desse modo segundo seus criadores, é possível perceber debilidades, desequilíbrios, assimetrias e limitações. Entretanto, quando o FMS é aplicado pela primeira vez o indivíduo poderá se defrontar com algumas dificuldades ao executar certos padrões de movimentos exigidos pelo protocolo, não em razão de limitações funcionais, mas pela insegurança na realização de determinados movimentos. Acredita-se que essa insegurança pode influenciar o resultado final do teste e refletir uma avaliação incorreta (reduzida) da capacidade real do indivíduo. Sendo assim o objetivo do presente estudo é averiguar o resultado do FMS aplicado consecutivamente e verificar se a familiarização com o teste poderia influenciar na avaliação da capacidade funcional. Trata-se de uma pesquisa experimental de caráter longitudinal com abordagem quantitativa. A amostra será composta por 30 indivíduos, com idade de 18 a 45 anos divididos em dois grupos: um grupo experimental (10 sessões) e um grupo controle. No grupo experimental o FMS será aplicado pelos mesmos avaliadores, de segunda a sexta-feira, durante duas semanas, enquanto o grupo controle realizará apenas duas avaliações, no primeiro e ao final do mesmo período. Este trabalho ainda não apresenta resultados e conclusões pois ainda está em com a coleta de dados em andamento. Acredita-se que o resultado da presente pesquisa pode auxiliar profissionais, que desejam utilizar tal procedimento para avaliação da capacidade funcional, a decidir qual o numero adequado de avaliações é necessária para que um resultado fidedigno seja conseguido.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física