OS JOGOS DRAMÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Kelly Cristina OLIVEIRA Centro Universitário Autônomo Do Brasil
  • Gisele Fátima SOARES Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Jogos dramáticos, Ensino/aprendizagem, Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa visa evidenciar a contribuição dos jogos dramáticos para o ensino/aprendizagem das crianças na educação infantil de até 05 (cinco) anos. Problematizando da seguinte forma: Como os jogos dramáticos podem contribuir para o ensino/aprendizagem das crianças da educação infantil?  Tendo em vista a crescente preocupação com o desenvolvimento estético e ampliação de experiências das crianças nesta fase. Além de compreender o desenvolvimento das crianças que necessitam de preparação integral e obtenção de conhecimento, assim como, desenvolvimento de competências para os desafios futuros. Como consequência os objetivos são: pesquisar os jogos dramáticos utilizando referenciais teóricos; estudar a utilização dos jogos dramáticos nos espaços escolares da Educação Infantil e analisar as experiências observadas através dos jogos dramáticos na Educação Infantil em um CEI (Centro Educacional Infantil) conveniado de Curitiba. A investigação para a pesquisa consiste em pesquisa bibliográfica, observação dos momentos em que as crianças estão em contato com os jogos dramáticos e entrevista com a equipe pedagógica do CEI para obtenção de informações que favoreçam a pesquisa. Para a compreensão do objeto de pesquisa se faz necessário conhecer a historia do teatro mundial e brasileiro que possibilita compreender a origem dos jogos dramáticos; a trajetória e introdução do teatro na Educação Infantil; as Bases Legais que sustentam a inserção da linguagem dramática; entender os jogos dramáticos e suas possibilidades; as nuances de ensino/aprendizagem que também se fazem necessário para compreender como as crianças da Educação Infantil aprendem e como lhes é passado o conhecimento e aprofundamento no desenvolvimento cognitivo, social e psicológico. Considerando-se que a pesquisa esta em prosseguimento, a partir das pesquisas bibliográficas pode-se comprovar que o jogo dramático tenha possibilidade de contribuir no desenvolvimento da criatividade e sensibilidade estética através de descontração, relaxamento, diversão e instrução para aflorar emoções e expectativas das crianças.

Biografia do Autor

Kelly Cristina OLIVEIRA, Centro Universitário Autônomo Do Brasil
Padagogia - Unibrasil
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia