ESTUDO SOBRE: AS DIFERENÇAS NO ACERVO MOTOR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTECTUAL QUE FAZEM ATIVIDADES FÍSICAS ESCOLARES E AS QUE FAZEM NATAÇÃO EXTRA CLASSE

  • Gustavo Ferreira Neto Gabardo Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
  • Wagner Marques Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
  • Eliana Patricia Pereira Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento, Motor, Deficiência, Intelectual, Natação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo observar o impacto da atividade física no desenvolvimento motor de crianças com D. I. (deficiência intelectual). Deficiência que compromete o desenvolvimento cognitivo podendo também, acarretar um atraso no desenvolvimento motor. Sem os estímulos psicomotores necessários pode vir a comprometer a autonomia na fase adulta. O tema foi escolhido pela importância da compreensão profissional na área de educação que envolve a atividade motora adaptada em auxilio a essas pessoas, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, motor e social bem como a obrigatoriedade da inclusão dessas crianças no ensino regular se faz necessário verificarmos como o esporte pode auxiliar no processo de desenvolvimento motor. Para mensurar o desenvolvimento serão usados testes motores, incluídos no protocolo KTK (Körperkoordinations Test für Kinder) de José Irineu Gorla. Pretende-se verificar através desse estudo se existem diferenças no desenvolvimento motor de crianças com D.I. que frequentam as aulas de educação física no ensino escolar regular – modalidade especial e outras que praticam atividades esportivas extraclasse , nesse caso a natação foi a modalidade escolhida pelo fato de proporcionar estímulos que utilizam em primeiro lugar o sistema nervoso central por meio de seus exercícios que possuem características específicas e contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso global.

Biografia do Autor

Gustavo Ferreira Neto Gabardo, Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
Granduando em Educação Física (Licenciatura) pelo Centro Universitário Autonômo do Brasil - Unibrasil.
Wagner Marques, Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
Granduando em Educação Física (Licenciatura) pelo Centro Universitário Autonômo do Brasil - Unibrasil.
Eliana Patricia Pereira, Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil.
Mestranda em Ciência da Educação, Especialização em Educacão Especial com ênfase em educação inclusiva, especialização em administração e marketing esportivo e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física