AULAS DE NATAÇÃO INFANTIL: INTERMEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

  • Francielle Becker Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Natação, Criança, Música, Aprendizagem, Lúdico, Professor

Resumo

A iniciação e adaptação ao meio líquido devem ser feitas o mais cedo possível, para evitar traumas e um pânico de água. Torna-se interessante que esta iniciação seja realizada por um profissional capacitado para que o trabalho de adaptação seja feito de maneira adequada, respeitando os níveis de maturação psicomotora da criança. Neste contexto, o lúdico e a música, vem sendo utilizados como ferramentas facilitadoras do entendimento da criança quanto ao aprendizado da natação. Assim, o planejamento das aulas geralmente inclui atividades lúdicas para ensinar diversas possibilidades aquáticas as crianças, tais como, coordenação motora, concentração, sobrevivência e muitos outros aspectos essenciais para o desenvolvimento infantil, e quando o professor participa dessa atividade o aluno sente-se mais seguro e mais motivado a fazer a atividade proposta.  O presente trabalho terá como objetivo apresentar a abordagem realizada por professores de natação infantil com relação a música inserida em suas aulas e a inferência na aprendizagem motora dos seus alunos de 03 a 06 anos. Neste contexto o estudo procura investigar os benefícios da música nas aulas de natação infantil, segundo a perspectiva do professor e identificar as dificuldades e facilidades para o ensino da natação infantil frente ao uso da música. Este estudo qualitativo, consta da união de pesquisa bibliográfica, composta pela consulta de fontes relacionadas ao tema, de pesquisa exploratória através de observação de aulas de natação infantil e entrevista realizada com professores da área. Este estudo é parte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, portanto seus resultados e detalhamento metodológico serão realizados posteriormente.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física