EDUCAÇÃO CARCERÁRIA: O PROCESSO DE ENSINO OFERTADO AOS DETENTOS

  • Paula Ferreira Centro Universitário Autonino do Brasil
Palavras-chave: Sistema Prisional, Educação e Ressocialização.

Resumo

O presente trabalho é uma abordagem de como ocorre o ensino e aprendizagem dentro do sistema prisional, através do programa CEEBEJA do governo do Paraná, de modo a analisar se as políticas educacionais para essa modalidade de ensino cumprem a função social, que se supõe que um projeto educacional dentro do presidio tenha por objetivo buscar a reinserção desse sujeito à sociedade. Deste modo, o problema do tema levantado é averiguar: como a modalidade de ensino ofertado aos detentos do regime fechado esta cumprindo a real função social? Dessa forma, propõe-se averiguar para além dos muros carcerários os sonhos e utopias que a educação pode construir no sujeito fragilizado pelo sistema social, e que como se acredita, a partir do fim do túnel em que se encontram possam achar a saída para recomeçar a viver, dessa forma é de suma importância que esse projeto educacional atenda as demandas individuais, sociais, culturais dos envolvidos nesse ambiente. Como primeiro objetivo específico, realizar a contextualização histórica do sistema prisional, já segundo objetivo busca analisar os conteúdos aplicados aos detentos em regime fechado, para que o detento, após o comprimento da pena esteja capacitado para o mercado de trabalho. A pesquisa também procurar e investigar os ambientes destinados às aulas são planejados e adequados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, terceiro objetivo é investigar os resultados da Educação para os detentos como forma de buscar a ressocialização dos detentos. No entanto o ensino ofertado ao individuo privado de sua liberdade e vista por muitos como um privilegio e não como um direito de cidadão. Contudo está pesquisa busca ressaltar a importância do ensino e como esta sendo desenvolvido, visando o retorno deste individuo na sociedade. A análise e texto final da pesquisa fazem parte do Trabalho de Conclusão de curso da autora.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia