A CONTRIBUIÇAO DO PEDAGOGO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA POR MEIO DA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE ESCOLAR

  • Janaina da Rosa Salles Unibrasil
Palavras-chave: Escola democrática, pedagogo, projeto político pedagógico, comunidade escolar.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo da construção da escola democrática no Brasil, tendo como foco principal o trabalho do pedagogo e as conexões que esse profissional estabelece com a comunidade escolar, tomando o Projeto Político Pedagógico como norteador de suas ações. A escola passou por um longo processo de democratização, mas por muitas décadas foi marcada como um local de divisão de classes e reflexo político. As discussões e a legalização de uma escola gratuita e igualitária se desenvolveram com maior intensidade após a Constituição de 1988.  O pedagogo é o profissional que articula com todas as instâncias da comunidade escolar, é ele, portanto, que mantém ativamente o processo democratizador. Assim, a pesquisa buscou responder os seguintes questionamentos: Como o trabalho do pedagogo pode promover o processo de democratização da escola? Como o seu trabalho contribui para a efetivação do Projeto Político Pedagógico? Os objetivos que nortearam a pesquisa foram: -Revisar os debates históricos e os fundamentos da construção de uma escola democrática com a definição dos papeis de cada sujeito que compõem a comunidade escolar; -Identificar o papel do pedagogo no processo de construção da escola democrática, bem como os procedimentos de sua responsabilidade para estimular a participação da comunidade; -Investigar as realidades político pedagógicas de duas escolas estaduais de Curitiba comparando a atuação do profissional pedagogo de cada uma delas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, baseada em uma pesquisa bibliográfica sobre a escola democrática e a importância do pedagogo em sua construção, histórica e documental. Teve como principais autores Demerval Saviani, José Carlos Libâneo e Moisey Mikhaylovich Pistrak. A investigação em campo se dará por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Assim, buscou-se associar os fundamentos teóricos com a pesquisa de campo, ressaltando a importância da ação do pedagogo, profissional que possui formação e posição que permite articular com todos os sujeitos da comunidade e dimensões da educação escolar. Desse modo, busca-se investigar o problema que leva a falta de democratização na escola e apontar os meios para que essa democratização se efetive.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia