ATENDIMENTO HUMANIZADO EM UMA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR

  • Mayara Moreira Barbosa ESCALANTE
  • Cintia da Silva MAZUR
Palavras-chave: humanização, assistência de enfermagem, emergência

Resumo

A humanização na saúde em especial nos serviços de urgência e emergência é vista como um grande desafio para enfermagem. Ela é um ato de humanizar, ou seja, dar estado ou condições ao homem. Dentre as várias conceituações existentes, a humanização se traduz em uma forma de cuidar, compreender, abordar, perceber e respeitar o doente em momentos de vulnerabilidade. No Brasil estabeleceu-se o conceito de humanização no final dos anos 90 com o Programa Nacional de Assistência Hospitalar – PNHAH (BRASIL, 2002), que resultou na Política Nacional de Humanização – PNH (BRASIL, 2003). O PNHAH tem como objetivo promover uma cultura de respeito e valorização da pessoa humana, a fim de maior qualidade nos cuidados. O objetivo da pesquisa é realizar uma educação em serviço com Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem sobre a importância do atendimento humanizado em uma UPA 24h de Curitiba/PR. A metodologia faz parte de um projeto assistencial do Estágio Curricular Supervisionado II que se trata de uma educação em serviço, aplicada em uma UPA 24h de Curitiba/PR sobre atendimento humanizado, com duração de 30 minutos no turno da tarde. Será realizada em três momentos:

1. Momento: Apresentação pessoal e do tema abordado através de uma aula expositiva dialogada em Power point;

2. Momento: Será realizada uma vivência com cada funcionário individualmente, na qual passarão por situações semelhantes às vivenciadas pelos pacientes (falta de comunicação, falta de privacidade, ruídos, calor, procedimento sem explicar);

3. Momento: Após a mesma, os funcionários serão reunidos para discutir como foi a sensação de ficar "na mão" do profissional e não saber direito o que ia acontecer.

Porém, os resultados estão em aperfeiçoamento, mais espera-se que haja uma melhora de comportamento dos funcionários na execução de um atendimento humanizado. Conclui-se que o atendimento humanizado é um ato a ser refletido e seguido, e que se faz importante para a melhor qualidade e melhores resultados.

Publicado
2016-04-19

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