EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma análise dos cadernos de formação do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte.

  • Driele Lacerda Poploski Unibrasil
  • Ana Carolina Silva Liduário Unibrasil
  • Luize Moro Unibrasil
Palavras-chave: Educação Física escolar, Cadernos de formação, Conteúdo, PCN.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar os conteúdos utilizados por professores em artigos publicados nos cadernos de formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, tendo como referência para análise os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. Esta pesquisa justifica-se pela importância de buscar aulas diferenciadas feitas por professores de todo o Brasil, visando motivar acadêmicos e professores a trabalharem na mesma perspectiva. A relevância como produção cientifica para a área da Educação Física, está na escassez de trabalhos que discutem práticas inovadoras da mesma. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, partindo de um levantamento e análise de conteúdos dos artigos selecionados. Do total de 95 artigos encontrados, 27 deles passaram a integrar a pesquisa. A partir da análise de conteúdos dos mesmos, podemos verificar que a formação da maioria dos autores é mestrado seguindo o doutorado, quanto ao conteúdo, verificou-se uma prevalência daqueles relacionados ao eixo esportivo seguido do eixo lutas. Podemos concluir que a grande maioria dos professores com mestrados aplicam o conteúdo esporte em suas aulas, mas apesar da prevalência do eixo esporte eles são trabalhados de formas diferentes visando à parte lúdica e não a técnica. Enquanto os doutores aplicam conteúdos diversificados buscando proporcionar aos alunos uma experiência com modalidades diversificadas dentro da Educação Física.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física