O CICLISMO E O TRÂNSITO URBANO NO ÂMBITO ESCOLAR: UMA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO PROFESSOR X ALUNO

  • Allan Leonard Valle CENTRO UNIVERSITARIO UNIBRASIL
  • Tais Pastre CENTRO UNIVERSITARIO UNIBRASIL
Palavras-chave: Ciclismo, Trânsito urbano, Educação Física, Sala de aula

Resumo

Pedalar é atualmente uma das práticas mais efetivas no mundo todo, com várias opções de terrenos e planícies, mas realizado na sua maioria em estradas urbanas onde as bicicletas comparadas com os veículos automotivos, se tornam totalmente indefesas. O ciclismo diferentemente de outros esportes, quando abordado num contexto escolar ainda pode existir um vazio de informações. Diante dessa situação esse estudo tem como objetivo mostrar o envolvimento da Educação Física com todo o processo que engloba a bicicleta e o trânsito, a importante função que exerce o professor na sala de aula onde o principal objetivo é transformar seus alunos em cidadãos e prepará-los para os desafios da vida. As discussões e respostas desse artigo serão buscadas em todo os contextos que envolvem as partes, ciclismo, transito urbano e escola, tanto no passado quanto nos estudos recentes. Usando a literatura como fonte principal, uma das principais respostas a ser debatida é a frequência com que os professores de Educação Física usufruindo de suas experiências de profissão e de vida, estão expondo aos alunos a questão da bicicleta, não apenas numa visão esportista e sim num âmbito geral, que envolva a saúde, a socialização entre as pessoas e principalmente a educação no transito.

Hoje em dia a bicicleta é culturalmente grandiosa em todas as grandes cidades do mundo e cada vez mais a discussão para uma possível solução do confronto motorista x ciclista vem à tona. Ciclovias, ciclo faixas, vias preferenciais para bicicleta, vias com trafego acalmado, etc... São métodos inovadores e que surgem cada vez mais fortes nas grandes metrópoles, mas que ainda sofre nas regiões mais afastadas, onde os índices de acidentes são maiores.

Outro fator importante que envolve a bicicleta é a manutenção da saúde. O sedentarismo é um fator que vem aumentando consideravelmente, e é dentro da sala de aula que esse tema pode ser introduzido, pois, o ciclismo é o único esporte que consegue ser completo, num prolongamento corporal e no funcionamento da musculatura.

(E.F – Educação Física/UNIBRASIL)

 

Palavras-chave: Ciclismo; Trânsito urbano; Educação Física; Sala de aula

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física