Gamificação em ambientes corporativos e seus benefícios.

  • Gessica Favile de Souza Centro Universitário do Brasil
  • Martin José Fagonde Morães Centro Universitário do Brasil
Palavras-chave: Gamificação, Ambientes Corporativos

Resumo

O contexto corporativo ao longo dos anos vem alterando diretrizes e visando o foco não apenas no cliente externo, mas em seus principais insumos de produção, o cliente interno. Manter-se focado e engajado no trabalho, em um mundo corporativo cada vez mais audacioso, vem se tornando complexo. Muitas empresas possuem alta rotatividade de funcionários por não buscarem ou manterem um padrão de recompensa por excelência no trabalho. E muitos funcionários acabam perdendo facilmente o interesse pelas dificuldades e falta de comprometimento com os objetivos da empresa. Para solucionar estes problemas, algumas empresas investem fortemente em jogos interativos que tem por objetivo aproximar o cliente interno das missões da empresa e de seus colegas internos. Analisando três estudos de caso em empresas do contexto logístico e educacional, X e Y, adotaram a intermediação de uma gamificação e uma empresa Z que optou por manter o modelo tradicional. A empresa X adotou o método de bonificação por meritocracia conforme resultados trimestrais, e a equipe era constantemente informada e incentivada quanto aos resultados alcançados ao longo dos meses. A empresa Y adotou para com seus funcionários um treinamento para entrosamento da equipe utilizando uma terceirizada especializada em gestão de equipes. No terceiro caso, empresa Z, não foram realizadas nenhuma gamificação ou forma de bonificação e procura de melhoria para com os funcionários. Conforme resultados esperados durante o processo de fechamento trimestral da empresa X muitos funcionários foram destacados pelo alto rendimento, e verificou-se que muitos daqueles que se encontravam desanimados mudaram suas perspectivas da companhia. O resultado esperado pela empresa Y foi concluído com sucesso, devido a muitas mudanças a equipe não estava comprometida com o objetivo geral e após o processo de gamificação 98% dos funcionários foram contemplados com sucesso. Entretanto a empresa Z não obteve sucesso e funcionários consideradas chaves solicitaram desligamento por descontentamento com o atual cenário da empresa. Comprovamos através deste estudo de caso que a gamificação é uma grande auxiliar de gestores e coordenadores, aumentando ou engajando equipes a estarem envolvidas 100% com o objetivo principal de suas missões. Visando não apenas o cumprimento dos objetivos, mas também criando um elo para com seus funcionários.

Biografia do Autor

Gessica Favile de Souza, Centro Universitário do Brasil
Escola de Negócios - Sistemas de Informação
Martin José Fagonde Morães, Centro Universitário do Brasil
Escola de Negócios - Sistemas de Informação
Publicado
2018-02-27
Seção
Sistemas de Informação