AS INTERRUPÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • Diego Ozorio Antunes Unibrasil
  • Martin José Fagonde Morães Unibrasil
Palavras-chave: Produtividade, Interrupções no ambiente de trabalho, Eficiência

Resumo

Os ruídos gerados pelas conversas no ambiente de trabalho sejam elas motivadas para resolver algum problema supostamente urgente ou informar e integrar alguns funcionários de uma equipe numa mesma sala pode diminuir tanto o rendimento de uma equipe quanto melhorar. Qual empresa não busca ver seus colaboradores em constante movimento, conversando uns com os outros sendo colaborativos atendendo telefones e estando sempre alerta, fazendo reuniões e respondendo e-mails cada vez mais rápido quase de forma automática? Porém esse tipo de ambiente tem se mostrado menos produtivo, conforme o depoimento dos gestores de duas empresas. O CEO da Basecamp (empresa de artigos para pratica de tênis nos Estados Unidos) e o coordenador do setor de Hardware da empresa X perceberam que a própria produtividade quanto à dos colaboradores era melhor quando estavam fora do ambiente de trabalho, ou quando estavam trabalhando sozinhos em um ambiente mais tranquilo e menos barulhento. Com isso o CEO da Basecamp decidiu adotar em sua empresa escritórios silenciosos, menos reuniões e diferentes praticas de colaboração e comunicação. As iterações no ambiente de trabalho tenderam a serem assíncronas. As principais medidas adotadas para melhorar a produtividade foram: diminuição de reuniões e das interrupções diminuiu também o tamanho das equipes em projetos e numero de projetos simultâneos, aumentou a autonomia das equipes e permitiu o trabalho remoto quando necessário. Pode-se perceber uma melhora na produtividade dos colaboradores da Basecamp e dos colaboradores do setor de hardware da empresa X através da diminuição do tempo das entregas das atividades assim como a qualidade dos produtos entregues que foi visto posteriormente através da redução significativa  do numero de retrabalhos ou de projetos de adaptação e também, em melhores e mais rápidas soluções aos problemas das empresas.
Publicado
2018-02-27
Seção
Sistemas de Informação

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)