O CICLO DE CONTATO E A BUSCA DA AWARENESS NA PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO GESTÁLTICA

  • Juliana Lomba Fronza UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • Loivo José Mallmann UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave: Gestalt-terapia, awareness, psicoterapia, ciclo de contato.

Resumo

Este estudo de caso, tem como intuito compreender a importância da awareness[1] e o ciclo de contato na psicoterapia de orientação gestáltica. Tendo por objetivo apresentar elementos históricos e da psicoterapia gestáltica, descrever os conceitos de awareness e ciclo de contato, e relacionar com o caso. Realizou-se de forma exploratória e qualitativa. Atendimento clínico com enfoque da Gestalt-terapia[2]. O ciclo de contato é processo, modelo e instrumento de trabalho. A construção do artigo foi fundamental para relacionar prática e teoria.


[1] Awareness: termo inglês, que no português remete de imediato à palavra “consciência”. No vocabulário da Gestalt-terapia, um sentido próprio – que sintetizamos como saber da experiência (ALVIM, 2014, p. 13).

[2] Gestalt-terapia: termo de origem alemã é uma síntese coerente de várias correntes filosóficas, metodológicas e terapêuticas, formando uma verdadeira filosofia existencial, uma forma particular de conceber as relações do ser vivo com o mundo (D’ACRI; LIMA; ORGLER, 2012, p. 137).

Publicado
2018-03-19

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)