INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL COM FOCO EM HABILIDADES SOCIAIS E ADAPTAÇÃO DE REGRAS EM UMA CRIANÇA AUTISTA

  • Medeiros Lucineia MUNHOZ
Palavras-chave: Intervenção comportamental, crianças, autistas, habilidades sociais, adaptação de regras

Resumo

O autismo é uma síndrome de déficits e excessos com origem neurológica, mas que está sujeito à mudanças, construtivas e bem elaboradas de acordo com o ambiente físico e social do indivíduo. Esse transtorno traz prejuízos significativos em três áreas que são essenciais na vida do ser humano para seu pleno desenvolvimento, são elas: área de interação social, comunicação e comportamento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma intervenção psicológica realizada em uma instituição especializada, com base na abordagem da comportamental, foco no repertório de habilidades sociais e adaptação de regras de uma criança diagnosticada com o transtorno do espectro autista. A dificuldade no desenvolvimento do repertório social do indivíduo com autismo existe em diversos níveis de gravidade que vão desde uma leve gravidade nas áreas supra citadas até um nível aonde a pessoa se isola do mundo e não se socializa com ninguém. Seu contato social encontra-se prejudicado não por falta de interesse e/ou vontade, mas pela dificuldade de relacionar-se e manter vínculos, pois devido à sensibilidade (característica específica do transtorno) esta relação representa algo ameaçador e invasor. Por este motivo, essas pessoas encontram obstáculos em fazer contato visual, utilizar gestos na expressão facial durante à comunicação, fazer amizades, compartilhar momentos e entender emoções, entender questões simbólicas, entre várias outras características. Assim sendo, é importante destacar que este trabalho ainda encontra-se em desenvolvimento e busca enfatizar a importância do desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e produtivos da paciente dentro da instituição, do ambiente familiar e escolar para a promoção da qualidade de vida e bem estar dos autistas.
Publicado
2016-05-03

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