EDUCAÇÃO CONTINUADA A EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE OS RISCOS DE ACIDENTES DE TRABALHO COM PERFUROCORTANTES

  • Pryscilla Velasco SOUZA Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Cristiano CAVEIÃO Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Christiane BREY Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Ana Paula HEY Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Debora Hernandes DOMINGUES Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Pâmela Alves do NASCIMENTO Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: enfermagem, enfermagem do trabalho, equipamentos de proteção individual

Resumo

Acidente de trabalho é considerado todo o evento que ocorre durante o exercício do trabalho, devido a um ato inseguro. Os profissionais de enfermagem são mais suscetíveis a exposição e riscos biológicos por possuírem maior frequência de contato com sangue, fluídos corporais e decorrente da manipulação de objetos perfurocortantes. Assim, é de extrema importância para esses profissionais a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Porém, a autoconfiança, a falta de conhecimento devido a não existência de educação permanente, sobrecarga de trabalho, cansaço físico e mental acabam levando ao descaso no uso dos EPI’s. Diante do exposto, a Educação em Serviço, justifica-se devido ao elevado índice de 16% (9) de notificações por acidente de trabalho com material biológico entre os meses de janeiro a agosto de 2017, no referido hospital. Tem como objetivo sensibilizar a equipe de enfermagem sobre a importância do uso de EPI’s e os cuidados com o manejo de materiais perfurocortantes. Trata-se de uma educação continuada com abordagem qualitativa descritiva. Utilizando o método 6W3H, o qual é definido como um instrumento que permite realizar planejamentos, garantindo que informações básicas sejam mais definidas e ações propostas sejam minuciosas, porém simplificada com estabelecimento de metas e prazos. Após os dados estatísticos sobre os acidentes de trabalho no hospital, verificou-se a necessidade de orientar e sensibilizar a equipe de enfermagem, através de educação em serviço sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual e manejo adequado de dispositivos perfurocortantes. Foi realizada no próprio setor de trabalho do colaborador, por meio de roda de conversa com apoio de notebook, direcionado a equipe de enfermagem. Aplicou-se um questionário contendo quatro questões fechadas antes e após a explanação, para cada participante. Participaram da atividade 9 profissionais de Enfermagem, onde foi possível observar 66,6% (24) de acertos no pré-teste e 83,3% (30) acertos no pós-teste, resultando em um aumento de 16,66% de conhecimento após a educação em serviço. Ainda destaca-se que observou-se a necessidade da continuidade de intervenções educativas e sensibilização relacionadas ao uso correto dos EPI’s, devido a falta de aderência dos mesmos a capacitação. A educação em serviço e o envolvimento das equipes sobre este assunto, pode vir a diminuir os altos índices de acidente de trabalho.

Palavras-chave: acidente de trabalho; enfermagem do trabalho; equipamentos de proteção individual

Biografia do Autor

Pryscilla Velasco SOUZA, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Fisioterapeuta, Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Pós Graduanda em Enfermagem do Trabalho
Cristiano CAVEIÃO, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, Professor do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Christiane BREY, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Ana Paula HEY, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Enfermeira, Mestre em Cirurgia, Professora do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Debora Hernandes DOMINGUES, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Pâmela Alves do NASCIMENTO, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Discente do Curso de Bacharelado em Enfermagem
Publicado
2018-02-23

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