SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM

  • Brunna Santana CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • LOUISE ARACEMA SCUSSIATO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • VANESSA ALINE TRENTINI CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
  • MARILES BIANCA SANTOS DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Palavras-chave: segurança do paciente, ministério da saúde, enfermagem

Resumo

Com a ocorrência de graves erros na assistência à saúde percebeu-se a necessidade de implementar metas para subsidiar o cuidado seguro nesta área de modo a reduzir a ocorrência de possíveis eventos adversos no processo de cuidar. Os eventos adversos são incidentes passíveis de ocorrer durante a prestação do cuidado à saúde e que resultam em dano ao paciente, os quais podem ser de natureza física, social e/ou psicológica, o que inclui doença, lesão, sofrimento, incapacidade ou morte. A complexidade dos serviços de saúde e a incorporação de tecnologias elaboradas têm sido atribuídas a riscos adicionais na prestação do cuidado. Entretanto, estratégias simples e efetivas podem prevenir e reduzir riscos e danos nestes serviços, por meio do seguimento de protocolos específicos, associadas às barreiras de segurança nos sistemas e à educação permanente. Em 2013, a Organização Mundial de Saúde e a Joint Commission International, estabeleceram ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, com divulgação de seis metas básicas voltadas às áreas prioritárias, a saber: identificação do paciente; comunicação entre os profissionais de saúde; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; reduzir o risco de lesões aos pacientes em decorrência de quedas. Este projeto se justifica como uma melhoria para a prestação de cuidados seguros nos serviços de saúde para uma equipe de enfermagem de uma instituição hospitalar privada de Curitiba. O objetivo geral é realizar educação continuada com a equipe de enfermagem de uma unidade de internação sobre a segurança do paciente e, como objetivo específico incentivar a equipe a obter um ciclo de aprendizado contínuo, melhorando a identificação, prevenção, detecção e a redução de riscos no ambiente de trabalho. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizada a metodologia 6w3h. O projeto será aplicado pela acadêmica de enfermagem nos dias 19 e 20 de setembro deste ano. Será realizado um jogo de perguntas e respostas com 11 profissionais de enfermagem, onde um membro da equipe irá jogar o dado das “6 metas de Segurança do paciente” que está disponível no posto de enfermagem e qual meta cair, ele irá responder uma pergunta relacionada que estará dentro de uma caixa com outras perguntas. São esperados resultados positivos na sua aplicação como a participação dos envolvidos e o aprimoramento nos cuidados com os pacientes. Conclui-se que a segurança do paciente se reflete na qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Biografia do Autor

Brunna Santana, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Acadêmica de Enfermagem do 7º perído - CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
LOUISE ARACEMA SCUSSIATO, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
VANESSA ALINE TRENTINI, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Acadêmica de Enfermagem do CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
MARILES BIANCA SANTOS DA SILVA, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Publicado
2018-02-23