A FORMAÇÃO DO PROFESSOR – PEDAGOGO NO USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA SALA DE AULA

  • Elaine Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIIBRASIL
  • ANA CLARA SCHEID CENTRO UNIVERSITARIO UNIBRASIL
Palavras-chave: Pedagogo, Tecnologias Educacionais, Formação Acadêmica.

Resumo

A referida pesquisa apresenta como temática a importância da formação do Pedagogo para o uso das Tecnologias Educacionais no ambiente escolar, e nesta perspectiva o problema da presente pesquisa gira em torno da investigação relacionada à formação acadêmica do Pedagogo, ou seja, será que os conhecimentos adquiridos na formação inicial do Pedagogo possibilitam o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem escolar, especificamente para trabalhar com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para discutir esse problema o trabalho está dividido em seções, onde no primeiro momento apresentam-se os aspectos históricos e a inserção de recursos tecnológicos no ambiente escolar, na sequência a reflexão é sobre a formação do pedagogo diante a inserção tecnológica no processo ensino e aprendizagem e por fim o estudo de caso, que nos permitem conhecer o dia a dia e atuação do pedagogo e professores perante as tecnologias educacionais. Como referencial teórico a pesquisa utilizará autores renomados nos quais analisam as tecnologias como meio de transmitir conhecimento no ambiente escolar, através da mediação que contribui para melhorar a aprendizagem devido à versatilidade de linguagens envolvidas. Referente à metodologia pretende-se aplicar em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, que foi inaugurada em 12 de dezembro de 1976, atualmente com 850 estudantes nos três turnos de aulas que residem nas imediações da escola, já para a práxis pedagógica, direção, docência, e manutenção da escolar conta-se com a colaboração de 60 profissionais qualificados, apresenta um público alvo composto em média por famílias de classe média baixa e escolaridade entre o Ensino Fundamental e Médio. Sobre a abordagem será qualitativa, e a ferramenta de coleta de dados será através de entrevistas com professores e equipe pedagógica através de roteiro semi estruturado, no qual pretende fazer estudo de caso e verificar quais os recursos tecnológicos disponíveis para o processo de aprendizagem e identificar possíveis resistências de professores para trabalhar com tecnologias em sala de aula.

Publicado
2018-02-27