PLANO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL PARA O POSICIONAMENTO DA MARCA LOS PALETEROS

  • Rodrigo OLIVEIRA
Palavras-chave: planejamento de comunicação, marketing digital, Los Paleteros

Resumo

Ano após ano o consumo de sorvete vem crescendo no Brasil. Porém consumo com frequência ainda está muito baixo se comparado a países como Canadá e Estados Unidos. Devido a sua cultura e tradição, as regiões sul e sudeste possuem o menor consumo de sorvete no país. Isto tem sido um ponto negativo para empresas de sorvete em Curitiba. Porém, empresas tem feito forte uso das mídias sociais para despertar o interesse de seus consumidores. Empresas como a Los Paleteros, fazem forte investimento em planejamento de comunicação, para assim criar uma maneira de atingir o seu público-alvo. O marketing feito por empresas tem influenciado mudanças nos hábitos dos curitibanos fazendo com que sintam desejo em adquirir sorvetes não só em estação como o verão, mas sim, que o sorvete passe a ser algo essecial em qualquer outra estação do ano. “Essa mudança cultural é lenta, mas tem surtido efeito. Até em dias de frio ou de chuva há gente tomando sorvete hoje”, diz Eduardo Weisber, Presidente da Abis (Associação Brasileira das Industrias e do Setor de Sorvetes). Desta forma, esta pesquisa tratará do Plano de comunicação e marketing digital para o posicionamento da marca Los Paleteros no mercado. Quer-se saber: De que maneira o Marketing digital influencia no relacionamento entre a marca Los Paleteros e consumidor?Para responder a este problema, o objetivo geral dessa pesquisa é pesquisar quais as estratégias de Marketing digital foram utilizadas pela Los Paleteros para  construção de relacionamento do consumidor com a marca. E, especificamente se tem os seguintes objetivos: Identificar qual o posicionamento da marca através do plano de comunicação; Analisar de que maneira os meios de comunicação colaboram para construção em termos de relacionamento (marca e público); Entender de que maneira o público-alvo é afetado pelo marketing digital; Compreender como o marketing digital influência no relacionamento da marca com o consumidor; Apontar novas possibilidades. A era digital veio para ficar e com ela vieram as novas tendências de marketing digital. A realidade que estamos vivendo é que as pessoas estão cada vez mais conectadas com a internet. Pessoas conectadas umas com as outras, marcas, produtos e serviços em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. A elaboração deste trabalho procura entender como o marketing digital influência na construção do relacionamento entre marcas e consumidores. Isso tornará esta pesquisa um estudo de alta relevância para a comunicação. Para atingir o objetivo citado anteriormente serão realizadas algumas técnicas de pesquisa. Pesquisa bibliográfica buscando referências em livros. Será realizado também, uma pesquisa explicativa. Um estudo de campo, procurando descobrir como a marca está inserida e qual seu posicionamento no mercado, bem como conhecer o perfil do público-alvo da marca. E através de estudo de caso fazer uma abordagem detalhada sobre planejamento de comunicação e marketing digital da empresa Los Paleteros.

Publicado
2016-05-03