A TRANSIÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS DO CONTEXTO FAMILIAR PARA O ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Talita Tatiane Laaf Centro Universitário Unibrasil
  • Camila Fernanda Favare Centro Universitário UniBrasil
Palavras-chave: Criança, Adaptação, Desenvolvimento, Educação Infantil

Resumo

O presente trabalho aborda questões teóricas sobre o processo de adaptação de crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil. O tema surgiu com o interesse de identificar boas práticas de adaptação para as crianças, buscando compreender como esse processo pode ser vivido de uma forma mais tranquila para a criança ao ingressar na vida escolar.  Ao observar em algumas Instituições de Educação Infantil, percebeu-se que o trabalho de adaptação não é visto com a devida importância, seja pela Instituição de Educação Infantil, que muitas vezes encara a entrada da criança na creche como algo rotineiro ou pelos professores que não dão a merecida atenção às crianças que estão entrando na creche, realizado assim a adaptação de uma maneira inadequada. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo principal compreender como o processo de adaptação acontece e de que modo ele é vivenciado pela criança, assim como também será abordado aspectos históricos e legais, perfil das mães e educadores da Educação Infantil, e em seguida serão descritas as características, necessidades da criança de 0 a 3 anos, tal como será abordado como a criança de 0 a 3 anos se desenvolve de acordo com um dos maiores estudiosos sobre o desenvolvimento da criança que é Jean  Piaget. Além disso, será realizada uma pesquisa de campo em dois Centros de Educação Infantil sendo um público CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil e outro privado CEI – Centro de Educação Infantil na cidade de Curitiba, na tentativa de levantar informações sobre o processo de adaptação das crianças, investigando o papel da instituição, equipe pedagógica e professores em relação a esse novo mundo para a criança na qual será realizada uma coleta de dados qualitativa com a equipe pedagógica e educadores com o objetivo principal buscar compreender e identificar boas práticas de adaptação de crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil.

Publicado
2018-02-27