A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  • KARINA KUZNYK CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • SUELLEN DABUL SCHAMNE CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: Sala de Recursos Multifuncionais, inclusão, Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O presente trabalho procura averiguar quais as contribuições adquiridas no desenvolvimento pelos alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam a sala de recursos multifuncionais em uma escola na rede municipal de Pinhais. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular requer atendimento especializado revisto na legislação brasileira, nos quais se evidenciam a potencialização da aquisição de conhecimento escolar e social, que junto ao acompanhamento pedagógico se fazem de extrema importância, e é neste serviço de apoio que se encontram as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Quando se fala em inclusão, ocorre a problemática de qual a qualidade do ensino e tratamento esse aluno está de fato recebendo, e de que forma o conhecimento tem sido trabalhado e absorvido. Para uma maior compreensão, os objetivos visam analisar o que os referenciais teóricos acrescentam sobre o assunto e os aspectos históricos que resultaram nas políticas que se apresentam atualmente; averiguar como o município de Pinhais tem abordado e conduzido a inclusão escolar, trazendo uma compreensão sobre a organização e funcionalidade dos serviços prestados; identificar as mudanças qualitativas que trazem aos alunos que frequentam as salas de recursos multifuncionais. Objetiva-se chegar a clareza dos fatos por meio de uma pesquisa de campo em uma escola municipal de Pinhais que possui uma SRM em suas dependências, por intermédio das análises obtidas tanto da professora do AEE, quanto a do regular, e questionários respondidos pelas mesmas. As primeiras observações e analises já apontaram para a importância do trabalho desenvolvido na SRM que buscam o apoio necessário e a melhor forma de atendimento ao aluno com a utilização de recursos e materiais pedagógicos, respeitando suas diferenças e garantindo seu direito à uma educação de qualidade.

Publicado
2018-02-27