Qual a foi a motivação dos alunos de um colégio de São José dos Pinhais para participar dos Jogos Escolares Bom de Bola entre os anos de 2014 e 2017.

  • Amarildo Machado Juraski Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
  • Camile Luciane Silva
Palavras-chave: Bom de Bola, Motivação, Prática Esportiva

Resumo

O Objetivo desse estudo é identificar qual a motivação de alunos de uma escola de São José dos Pinhais para participar dos Jogos Escolares Bom de Bola entre os anos de 2014 e 2017.O Projeto Bom de Bola é um campeonato de futebol escolar de futebol que visa promover a paz e a educação durante o tempo livre de um grande número de crianças e adolescentes no Sul do País.

Tendo em vista esse projeto, iremos realizar um estudo de caráter descritivo-exploratório, a população desta pesquisa são 30 alunos que participaram dos Jogos Escolares-Bom de Bola Parati representando uma instituição de ensino de São José dos Pinhais entre os anos de 2014 e 2017.

Como instrumento para a pesquisa foi utilizado Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), sendo composto por 19 perguntas fechadas, que subdivididas em 3 categorias: competência desportiva, amizade/lazer e saúde.

Após a coleta dos dados, será realizada uma análise entre os objetivos propostos no regulamento oficial e as motivações apresentadas pelos alunos, traçando um paralelo entre os dois e verificando possíveis semelhanças e divergências. O estudo ainda está em andamento, sendo concluído em Novembro de 2017.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física