RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA AREA SUPERMERCADISTA: UM COMPARATIVO DE PRÁTICAS

  • Fabiana Tavares VICENTIN
  • josé Carlos de OLIVEIRA
  • Eudes Cristiano VARGAS
Palavras-chave: Recrutamento, Seleção, Supermercados, Organizações

Resumo

A gestão de pessoas enfrenta desafios cotidianos nas organizações, principalmente no que tange à manutenção dos colaboradores em seu quadro. Um dos motivos primordiais para a diminuição da rotatividade nas organizações é a prática de recrutamento e seleção de pessoal, dentro desse contexto, ao setor supermercadista cabe, utilizar-se de práticas eficientes e melhorar seus processos de seleção, atuando como “evitadores” da saída de colaboradores. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar as práticas utilizadas no setor supermercadista tomando como ponto de apoio a comparação entre dois objetos de estudo que consideramos diferenciados através de seu tamanho e abrangência, nomeando-os supermercado 1 (pequeno porte) e supermercado 2 (grande porte), através de uma pesquisa descritiva com estudo de caso. Para o alcance dos resultados foi aplicado um questionário fechado aos responsáveis dos supermercados e analisado de forma quantitativa. Os resultados apresentados comprovam que no caso especificado a diferença nas práticas de recrutamento e seleção impacta diretamente nos resultados das organizações.
Publicado
2016-05-03