REPERTÓRIO E PROCESSO DECISÓRIO DE GESTORES ESCOLARES

  • Josué Alexandre SANDER
Palavras-chave: processo decisório, gestão escolar, repertório

Resumo

O objetivo do artigo é identificar como ocorre o processo de formação do repertório utilizado pelos gestores educacionais (escolas ensino fundamental e médio) para tomarem decisões administrativas. O tema de estudo é relevante: a) impacto da educação básica no desenvolvimento do país; b) pelo desafio em melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas públicas; c) pela formação de gestores educacionais ocorrer principalmente em cursos de Pedagogia, Letras, Educação Física e outros de Ciências Humanas (CASTRO, 2009). Exceto pedagogia, que incluí disciplinas relacionadas à gestão escolar em sua grade, os outros professores não possuem formação na área de gestão ao longo da sua graduação. Portanto, torna-se relevante conhecer como os gestores escolares se apropriam de conhecimentos administrativos, que são necessários para as decisões relacionadas ao funcionamento da escola. Para auxiliar a compreensão deste tema será utilizado o conceito de repertório. De acordo com Schön (1983) o repertório de um praticante inclui a totalidade da experiência deste, na medida em que é acessível a ele tanto para a compreensão quanto para a ação. Ao destacar o repertório de um estudante de arquitetura Schön (1983) relata que ele é formado por situações que ele tenha visto, edifício que ele conhece, problemas de projeto que ele encontrou e soluções que ele concebeu para eles. De uma maneira geral, conforme Schön (1983), o repertório pode ser formado por exemplos, imagens, percepções e ações. Portanto, o repertório não é sobre o que as pessoas prestam atenção, mas com o que elas prestam atenção sobre os eventos (ROGLIO, 2006a). Para alcançar os objetivos da pesquisa foram realizadas com quatro gestores de escolas municipais e estaduais do município de Marechal Cândido Rondon-PR, durante o mês de dezembro de 2012. As entrevistas foram gravadas, com autorização dos entrevistados. A análise das entrevistas foi realizada com o apoio do software Atlas.ti (BANDEIRA-DE-MELLO, 2006), utilizando o processo de categorização da entrevista pelo método de análise de conteúdo temática (BARDIN, 2006). Utilizaram-se quatro famílias de categorias no processo de análise: atuação do gestor; desafios de gestão; eventos críticos; formação de repertório. A análise das entrevistas evidenciou as principais experiências que auxiliam na formação do repertório de gestão dos diretores escolares são: experiência profissional (nos mesmos cargos ou em outros cargos); formação acadêmica (graduação e curso de gestão escolar); religiosidade; parceria com outras instituições (conhecendo práticas de gestão destas outras organizações); visita a sites temáticos (com o relato de experiências na área da gestão escolar); observação de outras organizações (conhecer práticas de gestão de empresas e outras organizações).
Publicado
2016-05-03

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