COMO OS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM AS TICD’s NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DA REGIÃO DE CAMPINA GRANDE DO SUL

  • Maurilio Artur Marques UniBrasil
  • David Aires Sureck UniBrasil
  • Luciano Lacerda Gurski UniBrasil
Palavras-chave: Tecnologia, educação física, TICD’s.

Resumo

De acordo com DANIEL (2003) tecnologia é a “aplicação do conhecimento científico, e de outras formas de conhecimento organizado, a tarefas práticas por organizações compostas de pessoas e máquinas. Para combinar pessoas com a tecnologia na educação devemos envolver seus sistemas sociais, e é necessário também que haja atividades interativas.” O problema proposto consiste em como os estudantes utilizam as TICD’s nas aulas de educação física.  Busca-se refletir sobre as TICD’s e suas possibilidades de uso pedagógico, favorecendo o ensino-aprendizagem. Percebemos que as aulas de educação física de três anos atrás, nas quais fizemos parte (2012 - 2014), e a atual, são diferentes, considerando a crescente expansão da tecnologia e evolução da mesma. Justifica-se este trabalhado pelas possibilidades de uso das tecnologias nas aulas de educação física, instigando novos meios e métodos para o ensino. Pauta-se por uma metodologia exploratória, com pesquisa em campo, quantitativa. Delimitamos como critérios de inclusão alunos do ensino médio corretamente matriculados, com idade entres 15 e 17 anos. E critérios de exclusão alunos que não possuam ou não tenham preenchido o TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido).  O presente estudo teve por objetivo identificar qual ou quais são as TICD’s que os adolescentes de 15 e 17 anos, inclusos no ensino médio de três colégios da região de Campina Grande do Sul utilizam, se é utilizada nas aulas de educação física e para quais finalidades. Para a coleta dos dados foi utilizado dois colégios públicos e um particular, para que os dados abrangessem maior parâmetro contextual, foram utilizados os termos de consentimento livre e esclarecido para a permissão da pesquisa nos ambientes desejados e um questionário composto de acordo com o objetivo da pesquisa. Os dados estão sendo tabulados em uma tabela, classificando-os entre o ano do ensino médio, idade e sexo, realizado a média de cada classe e a média dos resultados gerais. Esta pesquisa encontra-se em andamento, de forma que os dados possibilitarão um diagnóstico se a tecnologia de fato afeta positiva ou negativamente a prática de atividade física ou não, dentro das aulas de educação física.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física