O DESAFIO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Rosimara Aparecida Gerioni UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • JACQUELINE FORTINI MERETKO UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • JUCIMARA DE BARROS BANDEIRA UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave: educação inclusiva, deficiência, professores, desafio, formação de professores.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa traz uma breve análise do contexto da inclusão, suas políticas e reflexões sobre a necessidade de formação dos professores e principalmente dos desafios no atendimento a alunos com deficiência na rede regular de ensino. A educação inclusiva é resultado de muitas discussões e estudos teóricos, fruto também de um contexto histórico em que se resgata a educação como um lugar do exercício da cidadania e garantia de direitos de todos. Nesta perspectiva, a formação dos profissionais tem sido uma das questões mais discutidas atualmente tendo em vista as novas exigências impostas pela educação inclusiva. A discussão sobre a formação de professores passa sempre pela mobilização de vários tipos de saberes, aqueles que dizem da prática reflexiva e dos resultantes de uma teoria. Os estudos dessas questões apontam para os desafios da formação docente e das práticas pedagógicas. Discutir a formação inicial e a continuada é cada vez mais urgente e necessária, refletindo sobre o saber do professor no contexto inclusivo. O presente trabalho tem como objetivo identificar se a formação de professores possibilita a aquisição de saberes e conhecimentos que garantam a efetivação de práticas educativas inclusivas; apresentar os conceitos de inclusão, suas políticas e legislação; bem como analisar a recepção da criança com deficiência nas Instituições de Ensino dos anos iniciais e seu processo de socialização e ensino/aprendizagem. A pesquisa de campo será realizada em duas Instituições de ensino fundamental do município de Pinhais - PR, por meio de observações e a aplicação de um questionário previamente elaborado pelas autoras deste trabalho. Ao final deste trabalho, o objetivo das observações e da aplicação do questionário será verificar o nível de conhecimento apresentado pelos professores de ensino regular, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras, a partir do planejamento de suas aulas e atuação para incluir efetivamente todos os alunos.

Palavras-chave: educação inclusiva; deficiência; professores; desafio; formação de professores.

Publicado
2018-02-27