DESENHO INFANTIL COMO FORMA DE EXPRESSÃO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO

  • Ingridy Nunes Silva Centro Universitário do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: Desenho infantil, Formação do Professor, Significação do Desenho,

Resumo

O presente estudo refere-se à prática do desenho infantil, sua significação e importância na construção integral do sujeito, temática essa que se deu em função de indagações feitas pela pesquisadora através de sua experiência em sala de aula, sobre a forma que o desenho no cotidiano de uma criança no seu desenvolvimento   cognitivo se comporta, e de que maneira essa prática habitual pode vir a colaborar com a formação integral da criança.   Partindo do questionamento onde buscará responder de que maneira professores da educação infantil conseguem perceber o real sentido dos desenhos das crianças, desenvolvendo assim uma prática docente diferenciada sobre a significação dos rabiscos para a vida escolar infantil? Com o objetivo geral de analisar de que forma o desenho infantil é abordado em sala de aula e os valores a ele atribuído pelo professor. A pesquisa buscará promover uma melhor compreensão sobre o desenho infantil e suas evoluções. Pontuará as diversas dimensões de atuação do grafismo no processo de desenvolvimento infantil e analisar e demonstrar o papel que o professor exerce no âmbito educacional e sensível a essa atividade no ambiente escolar A pesquisa de campo será realizada em um CMEI, localizado na cidade de Colombo, Paraná. Com observações do cotiado de duas turmas de infantil quatro, onde será diagnosticado a maneira em que o professor (a) aborda o desenho no dia-a-dia da criança num âmbito geral, afim de analisar esse processo desde a aplicação das atividades com desenho, à sua significação, avaliação, até as atividades tomadas como desenhos livres.

Publicado
2018-02-27