A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE ENGENHARIA: ANÁLISE METÓDICO-CONCEITUAL E CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CAMPO EM FORMAÇÃO

  • Paulo Edson Souza Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Fábio Luciano Iachtechen Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: História da ciência e tecnologia, ensino de engenharia, história da engenharia.

Resumo

Resumo

 

O ensino de engenharia hoje tem acompanhado uma demanda brasileira histórica que, em diferentes momentos, apresentou uma carência substancial de engenheiros de diversas áreas. Neste sentido, a reflexão sobre engenharia como uma área do conhecimento em importante expansão é também acompanhada da necessidade em se considerar seus métodos, currículos e processos de ensino. Assim, a formação do engenheiro no Brasil, antes pautada por uma perspectiva notadamente tecnicista e socialmente pragmática, volta-se hoje à necessidade de se formar um profissional capaz de uma leitura inteligível dos fenômenos socioculturais e históricos, de modo a pautar sua atuação em critérios que o tornem capaz de identificar e resolver problemas em uma perspectiva também humana e social. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo central promover uma reflexão sobre a importância das ciências humanas, particularmente da história, para o ensino de engenharias e para a formação do engenheiro no Brasil contemporâneo. Para tanto, construiremos uma análise histórica da formação do engenheiro brasileiro em termos de currículos, instituições e centros de ensino e pesquisa em engenharia, no sentido de compreender seu processo histórico constitutivo. Em um segundo momento, nossa análise será dedicada a compreender quais as características elementares do ensino de engenharia hoje, e qual o papel das ciências humanas neste processo. Por fim, nossa atenção será dedicada a refletir sobre as características conceituais e metódicas do ensino de história voltado às engenharias, levando em conta a pertinência e eventuais problemas das tradicionais periodizações espaço-temporais e do arcabouço conceitual, usualmente utilizados pela historiografia da ciência e tecnologia contemporânea, quando aplicados ao ensino superior de engenharia.
Publicado
2018-02-23
Seção
Engenharia Elétrica