Meta análise das pesquisas sobre gestão escolar

  • Patricia Aparecida de Andrade
  • Josué Alexandre Sander
Palavras-chave: gestão escolar, administração escolar, meta-análise

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo sistematizar os resultados de pesquisas empíricas sobre o tema de gestão escolar realizadas no Brasil. Um dos grandes desafios para o pesquisador, especialmente o iniciante, é organizar as diversas informações relacionadas sobre o tema que está pesquisando. Para ampliar a compreensão sobre o tema de gestão escolar optou-se por realizar uma meta-análise sobre este tópico. Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para sintetizar o conjunto de dados obtidos na literatura científica, como a meta-análise. A vantagem do uso de meta-análise é que esta metodologia possibilita ao pesquisador identificar importantes informações e relações sobre o objeto de pesquisa e também sintetizar uma grande quantidade de conclusões sobre um mesmo tema de pesquisa. Figueiredo Filho e colegas (2014) recomendam o uso da metodologia de meta-análise como forma de elevar a objetividade do processo de revisão de literatura. O foco deste trabalho foram estudos publicados na plataforma Scielo. Esta plataforma é reconhecida por agrupar relevantes periódicos da área de administração e pedagogia e é utilizada pelo sistema Qualis Capes como critério para indicar a qualidade. No processo de busca foram utilizadas três palavras chaves: “gestão escolar”, “administração escolar” e “diretor escola”. Com base nos critérios de pesquisa foram identificados 45 artigos, publicados em 18 periódicos distintos. O periódico com maior número de trabalhos identificados foi o Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, com 10 artigos, seguido de Educação e Sociedade com 7 artigos. Na primeira etapa da pesquisa foram identificados que 19 artigos eram teóricos e 26 empíricos. Dos trabalhos empíricos oito analisavam dados de outros países, fugindo ao escopo da pesquisa. Assim, permaneceram para a segunda etapa de análise 18 artigos. Existe uma predominância de estudos de caso, utilizando-se como método de coleta de dados entrevistas e dados secundários. Duas pesquisas não descreveram seu percurso metodológico e outras informam de maneira superficial o percurso metodológico. Uma pesquisa é predominantemente quantitativa. Dentre os temas abordados na pesquisa destacam-se: gestão democrática, relações de poder, judicialização, atuação do coordenador pedagógico, avaliação de desempenho da administração escolar, características de uma escola de sucesso, reformas educacionais, condições de trabalho docentes, promoção da criatividade na gestão escolar. O levantamento evidencia o baixo número de trabalhos empíricos sobre o tema na base de dados selecionada e um número de trabalhos ainda menor que avaliam diretamente o desempenho da gestão escolar ou características de gestão de escolas de sucesso. O debate sobre a gestão escolar é fundamental para melhorar a qualidade do ensino brasileiro. A presente pesquisa evidencia que faltam dados empíricos para auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores escolares.
Publicado
2018-02-16
Seção
Administração

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