A CONSTRUÇÃO DOS PAPEIS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Viviane Gomes de Lima CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: gênero, Educação Infantil, educadores.

Resumo

O gênero é uma categoria construída que identifica e diferencia os sujeitos em uma perspectiva social e cultural. O presente trabalho busca discutir como são pensadas as questões de gênero na Educação Infantil no Município de Pinhais, entendendo a instituição escolar como um local que deve problematizar e desconstruir atitudes e ideias estereotipadas. Para tanto, se faz necessário compreender como o gênero vem sendo abordado nos documentos legais e nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil. Dessa forma, os objetivos específicos da pesquisa são: efetuar um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, realizando apontamentos sobre o tratamento da infância, do ensino e do gênero no decorrer do tempo; examinar quais são as noções de gênero que embasam os documentos legais da Educação Infantil; analisar de que forma as leis e diretrizes se relacionam com a prática de educadores do Município de Pinhais. A metodologia de pesquisa selecionada pauta-se em dois caminhos que se completam. O primeiro diz respeito à análise bibliográfica e documental e o segundo em uma pesquisa de campo. Esta se constitui a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais tais como, Educadoras, Diretoras e Pedagogas. Como embasamento teórico e metodológico pauta-se especialmente nos conceitos de LOURO (1997) e PUPO (2007), que percebem o gênero como um tema a ser refletido pela instituição escolar.  A partir da análise dos materiais propostos espera-se perceber a atual situação dessas relações e se há congruência entre as proposições documentais concernentes à Educação Infantil e as práticas adotadas no local estudado.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia