A RELAÇÃO ENTRE OS PADRÕES CROMÁTICOS E TIPOGRÁFICOS NO ÂMBITO DAS ONGS BRASILEIRAS

  • Danielle de Souza Cristófoli Unibrasil Centro Universitário
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ongs, Identidade Visual, Cor, Tipografia

Resumo

No presente artigo, procura-se investigar acerca da existência ou não de algum padrão existente em identidades visuais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) brasileiras. Para tanto, focamos no estudo da busca por padrões de cores e tipografias dessas organizações. Este estudo foi realizado com base em sites que apontam os seus conceitos e em referências bibliográficas. Os métodos de escolha das organizações partiram do princípio em que ambas devam possuir os mesmos objetivos e conceitos socioambientais, visando a promoção e realização de ações para a conservação da natureza, a preservação dos recursos naturais, e da conscientização de mudança de hábitos pessoais.  De fato que, torna-se de grande relevância ressaltar e enfatizar a importância da educação ambiental em nosso cotidiano e das ações que estas organizações promovem, já que possuem a finalidade de atuar em áreas onde o Estado não costumar estar presente. Sendo assim, esta seleção foi realizada com base nos conceitos individuais de cada ONG descritos nos sites “Ecopensar” e “Greennation”, onde foram selecionadas seis que correspondem aos critérios citados acima. A partir desta seleção, e para o auxílio da investigação perante as identidades visuais, o estudo teve como base o livro “Pensar com Tipos” da Autora Ellen Lupton (2006), onde é abordado sobre a história da tipografia e suas formas de uso, e o livro “O Guia Completo da Cor” do Autor Tom Fraser e Adam Banks (2007), onde é abordado os contextos das cores e padrões cromáticos. Estes conceitos foram aplicados de maneira individual, auxiliando na concepção de cada identidade visual. Sendo assim, com fundamento na pesquisa, os resultados apontam que cada identidade visual estudada se diferencia entre si, possibilitando o crescimento da organização através de fidelizações, além de agregar percepção de valores, capazes de atribuir personalidade e destaque para as mesmas.

Publicado
2019-08-19