POLÍTICAS PÚBLICAS VISANDO UMA EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À SAUDE

  • Priscila Beppler Santos unicuritiba
Palavras-chave: direitos fundamentais, direito à saúde, desenvolvimento nacional sustentável, políticas públicas, inafastabilidade do judiciário.

Resumo

A presente pesquisa tem por propósito discorrer sobre o direito à saúde, que tem status de direito fundamental garantido constitucionalmente. Nesse contexto, será realizado um estudo acerca da importância econômica e social da atividade profissional dos médicos, considerando as severas dificuldades enfrentadas na efetivação desse direito fundamental no Brasil. Esse estudo será realizado a partir do grande impacto humanitário e social que uma prestação efetiva do direito à saúde traz a sociedade como um todo e ao desenvolvimento nacional sustentável. Procurando contribuir com esse debate, objetiva-se, em ordem: (i) examinar o sentido, conteúdo e alcance dos direitos fundamentais; (ii) analisar a importância uma prestação efetiva do direito à saúde, no atual contexto jurídico e econômico; (iii) confirmar se é possível sustentar a necessidade-possibilidade de uma efetiva implementação de políticas públicas com vistas à concretização do direito à saúde, de modo a garantir a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Para cumprir esse desiderato, a investigação será focada no direito, porém ainda assim será transdisciplinar e buscará apresentar uma visão integrada, sistêmica e crítico-reflexiva dessa realidade pautada no método bibliográfico; portanto, no exame de artigos e de livros, notadamente jurídicos, médicos e econômicos. Para a eficácia do trabalho desenvolvido é apresentado um panorama do direito à saúde no atual contexto jurídico e econômico, destacando sua relevância econômica e social, examinando o sentido, conteúdo e alcance dos direitos fundamentais. Assim será realizado uma análise em amplo espectro das dificuldades enfrentadas na prestabilidade do direito a saúde, na implementação do sistema único de saúde (SUS), no exercício diário da profissão dos profissionais da saúde, no acesso aos tratamentos, dentre outros. Com escasseamento dos recursos públicos e privados, faz-se necessário examinar se há e quais são as formas alternativas de atuação estatal no sentido de buscar manter a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Tendo em vista que o direito à saúde e o desenvolvimento nacional sustentável possuem uma ampla ligação e que a insuficiência de recursos públicos não pode ser utilizada como escusa para a carência na efetivação desse direito.

Biografia do Autor

Priscila Beppler Santos, unicuritiba

Advogada. Bacharel em Direito pelo UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba. Pós-Granduanda em Direito Público pela ESMAFE-RS - Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul. Membro-fundadora da Red Iberoamericana Juvenil de Derecho Administrativo. Foi pesquisadora-bolsista do PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (2015-2016) pelo Projeto de Iniciação Científica: Dever-Poder Sancionador com Limites para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte nos Contratos Administrativos e Integrante do Grupo de Pesquisa: Intervenção do estado e da administração pública no domínio econômico e social: políticas públicas com vistas à promoção do desenvolvimento nacional sustentável (da sanção punitiva à sanção premial), liderado pelo Prof. Dr. Daniel Ferreira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Previdenciário e Direito Civil.

Publicado
2019-08-19