CINEMA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FILMES E DEMAIS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO ENSINO MÉDIO

  • Tatiana Steffens BARUKI UNIBRASIL
Palavras-chave: cinema, educação, Ensino médio

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso trata da questão da utilização do cinema no ambiente escolar, especificamente no ensino médio, como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo será verificar como ocorre a utilização de filmes e demais recursos audiovisuais nas disciplinas das áreas de ciências humanas. Procurará responder a problemática: Como essas práticas pedagógicas acontecem e como se dá a utilização de filmes e audiovisuais no Ensino Médio? A pesquisa bibliográfica apresenta um breve histórico sobre o cinema de maneira geral e no Brasil. A pesquisa de campo será realizada no Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, através de questionário a ser aplicado aos seus docentes, buscar-se-á descobrir como os professores trabalham a exibição de filmes, documentários e outros tipos de recursos. Nesta mesma pesquisa de campo, será realizada a observação de como a equipe pedagógica orienta os docentes quanto à utilização e ao acesso aos materiais, se a escola possui um acervo de filmes e documentários ou lança mão de outros recursos para obter os títulos (filmes). Pretende-se demonstrar com o trabalho, que o uso do cinema como ferramenta de ensino, pode proporcionar uma experiência enriquecedora e crítica para todos os envolvidos com a experiência e a possibilidade da utilização do audiovisual de maneira geral.  Por fim acredita-se que nos ambientes educacionais o cinema e suas diferentes vertentes e linguagens contribuem para ampliar a sensibilidade, a reflexão e a imaginação.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia