AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PINHAIS

  • Silvia Mazepa de Oliveira Centro Universitário UniBrasil
  • Marlene Aparecida Silva unibrasil centro universitário
Palavras-chave: avaliação, exame, aprendizagem, educação.

Resumo

A avaliação é presença diária em nosso cotidiano, tanto no contexto social, profissional, como também na escola. No âmbito escolar, avaliar o processo de aprendizagem do aluno deve priorizar a qualidade sobre a quantidade. Nesta esteira, este trabalho traz à tona a Avaliação da aprendizagem escolar e como a mesma vem sendo aplicada dentro da escola pelos profissionais da educação. Com isto, esta pesquisa surgiu após profunda reflexão sobre a Avaliação e como ela é tratada, a fim de proporcionar um aprendizado significativo aos educandos. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar o processo avaliativo no quarto ano do Ensino Fundamental, tendo em vista identificar o que vem sendo praticado, exame ou avaliação, e para tal alguns objetivos específicos foram elencados a fim de proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto. Inicialmente será apresentado um relato sobre a avaliação educacional, considerando as tendências pedagógicas instituídas ao longo da história da educação brasileira e a legislação que a sustenta, e também uma descrição do caminho que a avaliação educacional percorreu no Município de Pinhais, pois é neste local onde a pesquisa empírica será realizada. E por fim uma pesquisa em campo, para observar o processo de avaliação educacional no quarto ano do Ensino Fundamental, a fim de evidenciar o que vem sendo praticado, exame ou avaliação. Para tentar responder aos objetivos propostos, a metodologia utilizada para a pesquisa, segue a abordagem qualitativa de cunho exploratório. Quanto ao delineamento utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, através de documentos oficiais sobre a Avaliação no Brasil, e no Município de Pinhais.


Biografia do Autor

Silvia Mazepa de Oliveira, Centro Universitário UniBrasil
Marlene Aparecida Silva, unibrasil centro universitário
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia