Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de 9 anos.

  • Victor Hugo Baggio Centro Autonomo do Brasil
  • Lucas Antonio Freitas Centro Autonomo do Brasil
  • Gilson Brun Centro Autonomo do Brasil
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, educação física escolar, futsal, extracurricular, crianças.

Resumo

O presente estudo irá verificar se há influência do futsal, no desenvolvimento motor de crianças que praticam esta como atividade extracurricular, além da educação física escolar. O ser humano é marcado ao longo da sua vida por diversas formas de desenvolvimento, mas as principais funções motoras se definem nos primeiros anos de vida.  A escola é uma das fases mais propicias para o desenvolvimento motor,  tendo em vista que as discussões incluem o papel do ambiente neste processo de desenvolvimento motor, levando em consideração que para o senso comum o ensino de atividades extracurriculares é superior ao ensino da Educação Física Escolar, e dentro da literatura não foram encontrados muitos estudos que abordassem esse tema em contexto geral. Portanto decidiu-se realizar essa pesquisa para verificar se serão apontadas diferenças no desenvolvimento motor entre escolares que praticam somente Educação Física escolar para alunos que praticam Educação Física Escolar e futsal. Acredita-se que este estudo possa vir a acrescentar para trabalhos futuros e profissionais da área. Tem como objetivo analisar o desenvolvimento motor de crianças que praticam apenas Ed Física Escolar e crianças que praticam futsal, avaliando o índice motor de cada aluno. Serão avaliados um total de vinte alunos com nove anos do sexo masculino, dez em cada situação (10 com extracurricular e 10 sem esta atividade), ambos com Educação física escolar.  A pesquisa será realizada em uma instituição privada situada na cidade de Pinhais - PR, região metropolitana de Curitiba-PR, no bairro Emiliano Perneta. Sendo que a escola contém com no mínimo duas aulas de educação física durante a semana, e fornece atividades extracurriculares, tais como: vôlei, tênis de mesa, além do futsal, utilizado como meio para comparar o nível motor, além disso, a escola participa de campeonatos e jogos escolares da cidade e do estado diante jogos. Para obtenção dos dados optou-se pela realização da bateria de testes KTK-Teste de Coordenação Motora para Crianças, para isso o aluno avaliado terá que trazer o termo de consentimento preenchido pelos pais ou responsáveis, estar devidamente matriculado na instituição, estar presente no dia da aplicação da bateria de teste, e não apresentar nenhuma deficiência física, pois seria influenciadora de resultado, visto que serão propostos testes que avaliam o ritmo, o equilíbrio, a lateralidade, a velocidade e a agilidade. O presente estudo não possui resultados e considerações finais pois está em andamento com conclusão prevista para o segundo semestre de 2018.

Biografia do Autor

Victor Hugo Baggio, Centro Autonomo do Brasil
Academico do 6 período do curso de Educação Física Licenciatura
Lucas Antonio Freitas, Centro Autonomo do Brasil
Academico de educação Física do 6 periodo de Educação Física Licenciatura
Gilson Brun, Centro Autonomo do Brasil
Docente de Educação Física na instituição Unibrasil
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física