O CONSUMO E O CONSUMIDOR NA PÓS-MODERNIDADE – ENTRE A CULTURA CONSUMERISTA E A LICITUDE

  • José Mauricio de ARAÚJO
  • Lara Maria GAPSKI
Palavras-chave: consumo, consumidor, consumismo

Resumo

O presente artigo objetiva a compreensão dos impulsos sociais que mantém os indivíduos pós-modernos, completa e indistintamente, emaranhados na grande teia do consumismo, a partir de dois pontos de vistas de diferentes contextos sócio-políticos. Após as grandes guerras, houve intensa sede mundial por desenvolvimento que resultou na revolução industrial. Marco esse responsável pelo pontapé inicial de um novo sistema sem precedentes: o Capitalismo. Mas, essa nova forma de organização social, cultural e econômica fundada na mais-valia, não chega sozinha. Juntamente com ela, o consumismo, que cresce e se desenvolve no decorrer das décadas posteriores mudando por completo a razão dos atos humanos. Pretende-se, sintetizar o entendimento de estudiosos do comportamento consumerista pós-moderno – especialmente BAUMAN (1998) e CANCLINI (2010) -  a respeito dos impulsos e ações dos sujeitos que consomem com o objetivo de balizar uma compreensão mais qualificada do Direito e suas decisões dessa ordem de relações que hoje é uma das mais demandadas em todo o sistema de justiça brasileiro. Para tanto a metodologia irá além da pesquisa bibliográfica e doutrinária para incluir a pesquisa empírica dos dados referentes às relações de consumo no Brasil.