MODA, UMA MANIFESTAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL

  • MICHELLE Gaio Machado Unibrasil Centro Universitário
  • Paulo Camargo
Palavras-chave: Moda, sociedade, mercado, consumo, manifestação

Resumo

A moda está em todo o lugar, e no cotidiano de todos. Ela é uma importante parte da definição da personalidade de um indivíduo a partir da sua simbologia. Apesar da grande influência que desperta nas manifestações sociais, ela é ignorada por grande parte da academia. Essa é uma questão que não faz furor no universo intelectual. A moda é celebrada como uma característica considerável para se estudar o estilo de vida de civilizações antigas, das atuais e, muito provavelmente, das futuras, mas, mesmo com um quesito comportamental, parece não interessar à comunidade intelectual (LIPOVETSKY, 1989).

Podemos acarretar essa falta de notoriedade do tema a diversos fatores. Um deles pode ser o fato de o vestuário como expressão artística surgir, somente, no século XIX, com o aparecimento dos primeiros costureiros parisienses. Outra justificativa possível é a diversidade de conteúdos, nem sempre ligados a um objeto em particular que a moda apresenta. (idem).

Este trabalho busca discutir como a moda como uma manifestação político-social. Para Medeiros Filho (2015), podemos definir a moda um conjunto de ajustes periódicos na vestimenta que podem ter relevância regional ou universal.

Porém, essas divisões podem ser muito mais complexas. Para Hellmann (2015, p. 11), a moda refere-se a um processo e consumo de significados simbólicos. O mercado fashion, institucionalizou esse sistema, assim como os processos de criação e difusão de conceitos, associando-os aos grupos sociais consumidores esses produtos. (KAWAMURA, 2006)

Para Calanca (2008, p. 13), a moda conquistou várias esferas da vida social. Ela influencia gostos, ideias, artes, móveis, roupas, objetos e linguagens. Ela pode ser apresentada como “dispositivo social, definido por uma temporalidade muito breve e por mudanças rápidas, que envolvem diferentes setores da vida coletiva”. (idem) Morais (2013, p.14), afirma que esses ciclos do mercado fashion são responsáveis pela desvalorização da indústria perante a comunidade intelectual. “Os ciclos de vestuário rápidos e baratos, causadores do “over-consumption” e da obsolescência transportam a ‘moda’ para o campo da frivolidade.”

 

Publicado
2019-08-20
Seção
Jornalismo