Influência do espaço de prática do futsal no desenvolvimento motor em crianças de 09 anos

  • Victor Zane de Magualhães Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • Gustavo Henrique Campos dos Santos Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • Thiago Fonseca Pimenta Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, futsal e crianças.

Resumo

O desenvolvimento motor é a mudança contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, está em constante evolução durante a infância e tem diferença em relação às quais e quantos estímulos a criança recebe, se os estímulos efetivos no momento devido e na quantidade necessária, a criança terá um bom desenvolvimento motor. A prática esportiva do futsal é uma maneira de se estimular a criança a desenvolver suas capacidades físicas e motoras, se conduzida de maneira adequada. Contribui no acervo motor e no aprimoramento das valências físicas, por exemplo: força, equilíbrio, velocidade, entre outros. Este estudo procura avaliar e traçar um comparativo entre crianças praticantes do futsal no clube e outras que estejam matriculadas no contra turno escolar, nascidas no primeiro semestre de 2009. Para realizar tal avaliação, elencamos os seguintes objetivos específicos: Avaliar de forma individual o nível motor dos alunos praticantes da modalidade de futsal no contra turno escolar e no clube esportivo, coletar informações de um grupo de não praticantes de nenhuma modalidade esportiva para grupo controle, através dos resultados obtidos elaborar um comparativo para confirmação se há ou não diferença entre os resultados nos diferentes espaços de prática aplicados. Para participação nesse projeto, serão avaliadas apenas crianças do sexo masculino, nascidas na data citada anteriormente, que pratiquem apenas o futsal como atividade física. Crianças do sexo feminino e praticantes de outras modalidades, não participarão do estudo devido à especificidade da avaliação motora, uma vez que, fatores como sexo e a prática de demais atividades influenciam diretamente no resultado obtido. Essa avaliação do nível motor será conduzida com base no protocolo Rosa Neto para obtenção dos dados e terá caráter quantitativo. Com base nesses dados será traçado um comparativo entre clube e escola, para evidenciar se há diferença entre os ambientes em que foram aplicados os testes.

Biografia do Autor

Victor Zane de Magualhães, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Acadêmico do 8º periodo do curso de Educação Física Bacharelado.
Gustavo Henrique Campos dos Santos, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Acadêmico do 8º periodo do curso de Educação Física Bacharelado.
Thiago Fonseca Pimenta, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
Docente do UniBrasil
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física