A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATO DA UMA PROPOSTA PARA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

  • Claudio Marlus SKORA
  • Emerson Correia da SILVA,
Palavras-chave: Educação a Distância, Arco de Maguerez, Metodologia do ensino superior, Curso Superior de Tecnologia

Resumo

O presente texto propõe a análise da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez aplicada a um Curso Superior de Tecnologia (CST) de Gestão Comercial ofertado na modalidade a distância. A justificativa principal para a realização deste trabalho refere-se à importância da análise e estudo de novas metodologias de ensino para os cursos e disciplinas da área de gestão no ensino superior; bem como a necessidade de registrar e difundir novas experiências feitas em conjunto com pesquisadores da área de educação e gestão no âmbito do ensino superior. A área de gestão influi fortemente nos setores de educação a partir de seus processos, métricas e métodos, mas recebe poucos estudos em termos de seus modos específicos de ensinar e aprender. Deste modo, aborda-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez com finalidade de compreender a atualidade do método e suas possibilidades na formação de tecnólogos. Por meio deste estudo  analisa-se a metodologia descrita e suas conexões didáticas com os princípios e valores definidos em torno deste modo de ensinar. Charles Maguerez desenvolveu seu método com fins à transferência de tecnologias na área rural entre nações na década de 1970. O método de viés altamente prático foi difundido no Brasil por Bordenave e Pereira em um livro sobre diferentes metodologias e tem sido alvo de prática e de estudo por pesquisadores e instituições brasileiras desde o início da década de 1990. Na instituição analisada foi assumida a uma representação contemporânea do método, com foco à problematização da realidade, estudo teórico e de importância aos debates e reflexões coletivas. Desenvolveu-se o processo de ensino e aprendizagem a distância com ciclos de duração de dez horas de atividades, realizadas a partir de um roteiro de estudos estabelecidos para cada aula pelo professor responsável por cada disciplina do curso. Percebeu-se, como resultado, a atualidade do método, bem como, a forma como a metodologia possibilita o debate, a construção coletiva dos saberes, e o desenvolvimento do perfil do egresso desejado para o CST de Gestão Comercial.

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