GESTÃO DO CENTRO DE TREINAMENTO DO CORITIBA FOOT BALL CLUB

  • Lauro Katsumi NAGATSUYU
  • Francis do Nascimento NEGRÃO
Palavras-chave: indicadores chaves de desempenho, mapa estratégico, BSC

Resumo

No Brasil, o futebol se tornou o esporte mais praticado e com ele a tradição e o amor de torcer por algum clube tem crescido constantemente. Devido a isso, o setor de futebol tornou-se um importante segmento de negócios e fica evidente a importância de uma gestão profissional neste setor. No futebol, além dos atletas e funcionários, existem inúmeros outros envolvidos com os clubes, como as federações que regem os campeonatos, torcedores que consomem os produtos licenciados pelos clubes, transmissão dos jogos pela TV, empresas de marketing esportivo, patrocinadores e tantos outros. Neste sentido, percebe-se a importância de uma gestão profissional para que este mercado seja amplamente explorado e os clubes tornem-se sustentáveis. Como propostas de estudo sobre a profissionalização neste setor, escolheu-se o contexto apresentado pelo Centro de Treinamento do Coritiba Foot Ball Club. Neste contexto de carência de conhecimento específico sobre a profissionalização em clubes de futebol, o objetivo deste artigo é estruturar indicadores chaves de desempenho relativos ao Centro de Treinamento do Coritiba Football Club, e elaborar um mapa estratégico por meio dos fundamentos do Balanced Scorecard. Como objetivos específicos, este artigo buscou: a) levantar o planejamento estratégico e o Balanced Scorecard do Coritiba Football Club; b) identificar as estratégias existentes no planejamento estratégico para o Centro de Treinamento; c) elaborar os indicadores para o acompanhamento dos resultados do Centro de Treinamento; e por fim d) com os indicadores, elaborar o seu Mapa Estratégico. O estudo desenvolvido neste trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com a análise dos fatores relevantes para a organização e os objetivos deste trabalho. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados, a pesquisa configura-se como uma pesquisa-ação. Segundo Prodanov e Freitas (2013, p. 66) na pesquisa-ação “os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Aplicam-se nesta pesquisa instrumentos de coleta de dados, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, junto à Direção do Coritiba Foot Ball Club e ao Supervisor do Centro de Treinamento, assim como a análise de documentos primários fornecidos pela organização. Após os levantamentos das informações, através dos documentos, aplicação de questionários e entrevistas, os dados foram analisados para a elaboração do mapa estratégico do Centro de Treinamento.
Publicado
2016-05-06

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)