A ARTICULAÇÃO PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO E O ALUNO-SUJEITO

  • Lucia Cristina da Costa LOPES
Palavras-chave: Psicanálise e Educação, Pedagogia Científica, Aluno-sujeito

Resumo

Trata-se de um trabalho de pesquisa bibliográfica que apresenta e discute alguns conceitos pertencentes ao referencial teórico advindo da articulação Psicanálise e Educação, notadamente o aluno-sujeito, com vistas a auxiliar pedagogos já formados ou em formação a lançar um novo olhar para o aluno que está sob sua orientação pedagógica. Também apresenta críticas à Pedagogia Científica contidas nas obras de Leandro de Lajonquière, Hilton Japiassu e Leny Magalhães Mrech, e apresenta os resultados de algumas dissertações e teses fundamentadas no referencial teórico resultante da articulação Psicanálise e Educação, que buscavam construir um conhecimento sobre a Educação voltada para o aluno-sujeito, realizadas em programas da Pós Graduação e Setores de Educação em algumas universidades do Brasil. Após as leituras desses documentos acadêmicos concluiu-se que: a) o atual modelo pedagógico pautado no tecnocientificismo não tem garantido resultados satisfatórios para a Educação; b) a inserção do modelo tecnocientificista na Educação tem provocado um fenômeno de desautorização dos professores em seus saberes em relação ao ato educativo; c) há a necessidade urgente de se rever as formações de pedagogos e professores nos cursos de graduação nas instituições de ensino; e d) a teoria elaborada pela articulação Psicanálise e Educação tem muito a contribuir para a Educação.

Publicado
2016-05-09