A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DA CAPOEIRA NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA E PRIVADAS EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

  • Marcelo Oliveira PALMA
  • Tais PASTRE
Palavras-chave: capoeira, educação física escolar, professor, percepção

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo detectar e analisar qual é a percepção do professor de capoeira atuante na escola das redes pública e privada, a fim de traçar qual o atual perfil do profissional, a metodologia e os objetivos propostos dessa prática. A capoeira, considerada uma prática de raiz no Brasil, por fazer parte de nossa história, pode apresentar várias linhas de atuação, a maioria objetiva o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social dos alunos, mas alguns professores têm práticas que vão além, buscando promover valores culturais e pessoais, e ainda desenvolver o senso crítico das crianças por meio de ações coletivas e individuais, permeada de conhecimentos éticos e morais da cultura brasileira em torno dessa prática corporal. A importância do desenvolvimento da criança na escola por meio de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, musicalização e historicidade, deve propiciar a criação de movimentos e experiências corporais, desde que corretamente orientadas e baseadas nos conceitos da educação física, essa essência deverá ser buscada também na prática da capoeira.
Publicado
2016-06-09