A UTILIZAÇÃO DE PATINS COM BOLA NA ESCOLA, PARA A FAIXA ETÁRIA DE SETE A DEZ ANOS DE IDADE, PODE TRAZER UM AVANÇO NA APRENDIZAGEM MOTORA?

  • Mateus Souza MOHR

Resumo

Para este trabalho consideramos a seguinte questão: A utilização de patins com bola na escola, para a faixa etária de sete a dez anos de idade, pode trazer um avanço na aprendizagem motora? A atividade aqui proposta é o Patinsbol na escola para crianças da faixa etária citada acima. O Patinsbol nada mais é que andar de patins em um jogo muito parecido com o Handebol com regras e espaços delimitados. Mas para esta faixa etária apresentaremos apenas a locomoção/estabilização com os patins e gradualmente iremos inserir a manipulação da bola, lembrando que toda a parte lúdica não se perderá nas atividades. Nesta fase não é indicado à apresentação de esportes com regras e dificuldades elevadas, mas podemos utilizar essa faixa etária para inserirmos precocemente certas ferramentas e atividades visando um melhor desempenho futuro na atividade escolhida e um aumento do aporte motor da criança, em concomitância com o refinamento das habilidades motoras fundamentais. Podemos ainda, obter um avanço na área cognitiva e afetiva deste indivíduo, caso a metodologia aplicada, assim permitir. Segundo McGraw (1935) para certas atividades motoras, tais como a marcha autônoma e andar de triciclo, a prática precoce não traz benefícios à aprendizagem. No entanto, para outras atividades, tais como andar de patins, a prática precoce fornece benefícios à aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é verificar se realmente as atividades alternativas na escola como o Patinsbol, pode ajudar na aprendizagem motora e o objetivo específico consiste em comparar o aporte motor de crianças de sete a dez anos que executaram a prática gradual do Patinsbol, com crianças de sete a dez anos que praticaram atividades curriculares tradicionais. Utilizaremos testes de avaliação motora criada pelo professor Francisco Rosa Neto para comparar o aporte motor destas crianças e verificar se houve um avanço na aprendizagem motora no grupo que executou a atividade proposta. Entretanto, esse trabalho ainda está em processo de produção durante a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, muitas coisas ainda devem ser pesquisadas e levantadas para novas discussões até o termino do mesmo.
Publicado
2016-06-09