NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA-PR

  • Jhonatan dos SANTOS
  • Bruno MOTTA

Resumo

O desenvolvimento motor humano é representado através de uma ampulheta heurística que demonstra como o ser humano se desenvolve por toda a sua vida desde a sua formação uterina até a vida adulta, proposta por Gallahue e Ozmun(2005). Esse desenvolvimento na teoria é linear, porém sabe-se que na prática o desenvolvimento motor depende não só de fatores genéticos, mas também de fatores ambientais. Faz-se necessário um estudo mais aprofundado nesta área para sabermos como está o nível de desenvolvimento motor de nossas crianças e como elas têm-se desenvolvido, afinal, por causa dos motivos ambientais que cercam a evolução motora podemos ter crianças da mesma idade com diferenças consideráveis em habilidades motoras. O objetivo da pesquisa é avaliar o desenvolvimento motor em crianças nas idades de sete e oito anos de escolas públicas, onde encontram-se em fase de transição do período de desenvolvimento motor fundamental para o período de movimentos especializados, e traçar o perfil motor dos alunos desta faixa etária. Para a avaliação de campo será usado o manual de avaliação motora proposto por Francisco Rosa Neto(2002), além de discutir as deficiências ambientais e as formas de ensino-aprendizagem utilizados nas escolas para a faixa etária proposta. Diante do acima exposto, por se tratar de um trabalho de pré-projeto referente a disciplina de metodologia da pesquisa científica que encontra-se em andamento, poderá ocorrer desacertos em alguns conceitos da abordagem além de eventuais complementos no formato geral da pesquisa.
Publicado
2016-06-10