QUAIS AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TRABALHAR COM O CONTEÚDO LUTAS NO ÂMBITO ESCOLAR?

  • Liane LEHMEN
  • Jefferson Ribas DIAS
Palavras-chave: Lutas, Educação Física Escolar

Resumo

Constitui-se direito do cidadão e dever do Estado o acesso à educação, logo, temos como parte integrante do currículo escolar a Educação Física. Sendo assim, todos que pela escola passarem possui o direito de frequentá-la. Mas fazer parte do currículo escolar não significa que essa disciplina ofereça igualmente oportunidades e aprendizagens a todos, como também não significa que todos os alunos tenham totais proveitos dessa aula. Isso decorre por diversos fatores tais como: falta de espaço físico ou materiais, despreparo do professor ou desinteresse do próprio aluno ou a própria exclusão do mesmo. A Educação Física escolar considerada como tradicional se ateve nos princípios de valorização do esportivismo e do tecnicismo, ou seja, no ensino das habilidades das diferentes modalidades esportivas, e não focou no seu contexto, evolução e no sentido de suas práticas. Tentando reverter esse quadro surgiram em meados de 1980 inovações na área no Brasil. Porém ao que percebesse ainda na atualidade que, tanto as práticas como os conteúdos ditos como tradicionais continuam a predominar as aulas de Educação Física. O objetivo da Educação Física Escolar independente da prática corporal é proporcionar através dela uma contribuição para o processo educativo do aluno como ser humano, contribuindo para o seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), uma Educação Física Escolar exemplar seria a que os alunos tivessem a maior variedade e oportunidade de vivenciar as mais diversas práticas corporais possíveis, dentre elas: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas. Lembrando que o papel da escola não é a de formar atletas e sim cidadãos, por isso faz uso das ferramentas pedagógicas como o lúdico, lazer, recreação, etc. Portanto, o presente trabalho procura fazer o levantamento da aplicação do conteúdo lutas no contexto escolar, evidenciando como acontece seu desenvolvimento nas aulas de educação física escolar nas escolas da região metropolitana de Curitiba e apontando qual o grau de segurança com que os professores de educação física aplicam esse conteúdo na escola. Entretanto, esse trabalho ainda está em processo de produção durante a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, muitas coisas ainda devem ser pesquisadas e levantadas para novas discussões até o termino do mesmo.
Publicado
2016-06-13