QUAL O NIVEL DE APTIDAO FISICA EM ESCOLARES DE 7 A 11 ANOS DE UMA REDE PUBLICA DE ENSINO DE QUATRO BARRAS-PR

  • Fernanda Brobowski DE MELO
  • Robert Danilo Pereira DANIEL
  • Gilson BRUN
Palavras-chave: aptidão física, desenvolvimento motor, Proesp-BR

Resumo

Atualmente há indícios de que as crianças possuem menores níveis de atividade física, isto se da por consequência da generalização dos meios de transporte e da forte atração que revelam por atividades sedentárias na ocupação do tempo livre (SILVA et al, 2006). Paiva e Costa (2015) dizem que o fato das crianças substituírem as brincadeiras clássicas tais como: pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, isto é, atividades nas quais envolvem movimento físico de maior intensidade, por jogos eletrônicos, computadores, entre outras tecnologias acabam comprometendo a saúde física e psicológica da criança, provocando o isolamento social do mesmo. Frente a este fato se faz necessário à busca de evidência científica que comprove que os níveis de aptidão física da população vêm regredindo. Safrit (1995, p.6) ressalta que “a aptidão física para crianças tem as mesmas metas que para os adultos, entretanto, sua aplicação deve ser voltada para crianças e jovens de acordo com o seu nível de maturação”. Ao longo do tempo a aptidão vem se abordando por dois principais aspectos: a aptidão física relacionada à saúde (ApFRS) e a aptidão física relacionada ao desempenho motor (ApFRDM). De acordo com Willrich et al (2009) o desenvolvimento motor é considerado  como um processo sequencial, contínuo e relacionado a idade cronológica de cada um. O objetivo da pesquisa é identificar qual o nível de aptidão física em escolares de 7 a 11 anos de uma unidade de ensino da rede publica de Quatro Barras – PR, e se estes níveis estão adequados á idade destas crianças. A pesquisa ocorreu, pois não há nenhum estudo relacionado à aptidão física nesta rede de ensino, podendo assim, posteriormente a este estudo trabalhar no sentido de corrigir alguma deficiência encontrada nos níveis de aptidão física destas crianças ou aprimorar estes níveis, tendo como base os valores padrões do Proesp-BR e os resultados obtidos pelo protocolo. Os testes do protocolo Proesp-BR avaliarão componentes como: Agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade, força muscular, entre outros. Como a aplicação dos testes ainda estão em andamento não há resultados e discussões, porém espera-se que ao fim da pesquisa os resultados obtidos estejam de acordo com os valores de base do Proesp-BR.

Publicado
2016-06-13

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