TEORIA NEWSMAKING

  • Cristieli Oliveira CORDEIRO
  • Mirian VILLA
  • Polianna Nogueira MARCELINO
  • Veridiana Toledo SANTOS
Palavras-chave: Teoria Newsmaking, Valor-Notícia, Critérios de Noticiabilidade

Resumo

O trabalho apresenta uma análise referente à Teoria de Newsmaking, baseando-se nas aulas ministradas pelo professor Paulo Camargo com base no livro “Teoria do Jornalismo” de Felipe Pena. A teoria se resume basicamente nos processos de produção da notícia, como é feita a produção das matérias, como o veículo de comunicação trata a informação e como o jornalista apresenta essas informações para o público. A pesquisa divide-se em dois momentos: entrevistas com jornalistas atuantes na área, para saber como a teoria é aplicada no dia-a-dia dos veículos em que trabalham e a teoria explicada em sala de aula juntamente com pesquisas sobre a mesma, abordando as diferenças encontradas a partir das entrevistas. O foco é relacionar teoria com a prática e para isto falamos com diferentes atuantes da área, sendo um entrevistado de jornal local; o segundo atuante para uma revista especializada; o terceiro em um veículo de comunicação sem concorrência na cidade em que atua; e o último entrevistado aborda a teoria em um telejornal. Os entrevistados conseguem mostrar a diferença em que se aplica a teoria do Newsmaking de acordo com cada veículo em que se atua. Com o presente artigo buscamos passar informações sobre a teoria abordada e juntamente mostrar a realidade em que ela é utilizada nos veículos de comunicação.
Publicado
2016-06-15

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)