DO RITO RELIGIOSO AO ESPETÁCULO MIDIÁTICO

  • Fernanda Amanda WELLER
Palavras-chave: estratégias comunicacionais, espetáculo midiático, INC

Resumo

Nos tempos atuais, a ciência e a tecnologia evoluíram muito, tornando-se essencial para o mundo, isso fez com que qualquer pessoa possa ter acesso a todo tipo de informação. Com todas essas mudanças, a religião não ficou de fora, se destacando e adaptando-se diante as outras manifestações. A igreja e o rito religioso não acabaram, mas sim, se deslocaram. Hoje em dia percebe-se este fato ocorrendo como espetáculo midiático, onde o modo religioso está saindo da esfera protegida da religiosidade e tradição, partindo para a mídia, buscando um envolvimento diferenciado dos fiéis e conquistando novos membros. As redes sociais estão no auge, fazendo pessoas e marcas se atualizarem e interagirem. Diante disso, a igreja também se posicionou querendo um espaço, já que seu público-alvo também se encontra conectado. Todos pensam que o surgimento desse espaço se deu nos tempos atuais, porém, mal sabem que isso acontece desde há algum tempo atrás. Desta forma, este trabalho tem como intuito mostrar quando foi o surgimento da religião no veículo midiático, o crescimento diante ao sucesso, e até que ponto chegou com essa evolução. O rito religioso pode ter se tornando um espetáculo midiático, e para melhor exemplificar esta passagem e a contemporaneidade do assunto, sera apresentado a INC – Igreja no Cinema de Curitiba. Por esta razão, o problema que se quer responder é: A espetacularização midiática dos cultos e ritos religiosos pode ser vista como estratégia de comunicação? Tendo como objetivo maior, investigar as instituições religiosas que usam os recursos midiáticos como forma de espetacularização para propagar seus ideais, atrair e fidelizar seu público (INC). E para que possamos esclarecer, temos como objetivos específicos: conceituar o que é midiático, definir o que é espetacularização na sociedade contemporânea, apresentar de forma resumida como a igreja historicamente buscou estratégias e as ações comunicacionais para atrair e fidelizar seu público. Justifica-se a escolha por este tema, diante a espetacularização que a igreja vem se tornando durante há algum tempo. Analisando esse fato resolvi pesquisar até que ponto está sendo levado o espetáculo midiático ao invés dos cultos tradicionais. Resultando assim em entender essa difusão que a igreja está fazendo com da mídia.  Metodologia a ser aplicada será de pesquisas bibliográficas e um estudo de caso: INC – Igreja no Cinema - uma organização religiosa que acontece desde de setembro de 2013, dentro do cinema para alcançar pessoas que são impedidas de ir à igreja pelos obstáculos impostos pela cultura religiosa latente da igreja contemporânea.
Publicado
2016-06-15